Publicado em

Tâmara – Fruta Seca ou Fresca

Tempo de Leitura: 6 minutos

Originária do golfo-pérsico a tamareira, é uma planta de solo seco, e clima árido ou semi-árido, aqui no Brasil é pouco produzida e pouco consumida. Utilizada para a produção de Álcool e de vinagres,  é geralmente consumida seca, onde a maior parte de seus benefícios está, é muito nutritiva, haja vista a presença de proteínas, açúcar, vitamina C e minerais. Ainda que possua um alto teor de açúcar, a tâmara é rica em fibras, potássio, cobre e é altamente energética. excelentes fontes de vitaminas e sais minerais, dentre eles a vitamina A e K, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, fibras, potássio e cobre.

Seus frutos originários de uma palmeira, nascem em cachos e a arvore é muito parecida com o nosso açaí. Tâmaras são ricas em potássio, cobre, cálcio, magnésio e ferro. Além de contar com a presença de vitaminas A, B, B5 e C, possuem efeito tranquilizante e laxativo. Seu  consumo pode auxiliar nos casos de anemia, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e retarda o aparecimento de rugas. Acrescenta-se que o consumo regular pode ser reconhecido como medicina alternativa, visto que melhora a visão, olfato e a audição.

Podem ser consumidas in natura, ou secas, aqui no Brasil mais de 95% das frutas encontradas no comércio são secas. São utilizadas na produção do SILAN, um mél de tâmaras muito utilizado na culinária síria, e também como adoçante natural. Geralmente consumida junto com castanhas e outras oleoginosas, a tâmara também pode ser usada na preparação de suco, em pratos quentes (agridoces em geral), como aperitivo alcoólico, ou como sobremesa. Muito utilizada recheada com queijos e castanhas servida na entrada de refeições, combina bem com aves e com saladas, e também servida em conjunto com outras frutas. Uma característica do seu dulçor é justamente a de tornar agradável ao paladar frutas mais ácidas como o morango, maracujá, laranjas e limas, sendo servidas como um recheio da tâmara, o sabor dessas frutas fica muito diferente.

Propriedades Nutricionais

Apesar de pequena, possui um perfil nutricional muito interessante, principalmente se levarmos em consideração a quantidade de fibras. É considerada uma excelente fonte de desse nutriente, uma vez que 100 gramas da fruta apresentam 8 gramas de fibra. Isso representa 35% das necessidades diárias de um ser humano adulto. Além disso, possui um bom aporte energético. 100 gramas da fruta seca possuem 282 calorias.

Dentre as vitaminas e os minerais, as tâmaras se destacam pela quantidade de potássio presente em sua composição. Cada 100 gramas apresentam 656 miligramas de potássio. Muitas vezes, quando falamos de frutas exóticas ou estrangeiras, é comum que as informações nutricionais não fiquem muito claras. Para evitar que isso ocorra, o ideal é fazer um comparativo com uma fruta que seja popular. “Quatro tâmaras secas apresentam a mesma quantidade de calorias que uma banana média – 80 kcal. O destaque está na quantidade de fibras, que a tâmara tem mais que a banana. Além de possuir mais potássio”.

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de tâmaras secas:

Nutriente 100g de tâmaras secas
Energia 277 kcal
Carboidrato 75 g
Proteínas 1,8 g
Gorduras 0 g
Fibras 6,7 g
Potássio 54 mg
Ferro 0,9 mg
Cálcio 64 mg
Magnésio 54 mg
Fósforo 62 mg
Zinco 0,44 mg
Vitamina B1 0,6 mg
Niacina 1,61 mg

As tâmaras costumam ser vendidas secas e sem caroço, pois facilita a sua conservação.

Benefícios da Tâmara

Auxilia no tratamento da anemia

Sabe-se que a anemia é uma das consequências de dietas sem supervisão médica. Isso acontece porque grande parte das pessoas retira nutrientes necessários do cardápio, como o ferro, por exemplo. Nessa perspectiva, a tâmara contém níveis significativos de ferro, logo, essa fruta pode auxiliar no tratamento.

Fortalece os ossos

Há quantidades significativas de minerais como o manganês, selênio, cobre e magnésio. Dessa forma, elas contribuem generosamente para o fortalecimento dos ossos e prevenção de algumas doenças, como a osteoporose, por exemplo. Além disso, fortalece todo o corpo, sobretudo quando indivíduos atingem uma faixa etária avançada, quando os ossos se enfraquecem naturalmente.

Reduz a constipação intestinal

Tendo em vista que essa fruta é rica em fibras, contribui exponencialmente para o trato intestinal, que por sua vez reduz o risco de câncer do cólon e hemorroidas. Acrescenta-se que o potássio, também presente na fruta, pode agir contra diarreias.

Fornece energia

Como as tâmaras são ricas em açúcares naturais, pode ser o lanche ideal para as pessoas que estão precisando de energia, sem mencionar que aumenta a força e diminui a sensação de cansaço, muito comum entre os adeptos de atividades físicas. Como é rica em hidratos de carbono simples e complexos como frutose e glicose, os quais são metabolizados vagarosamente pelo organismo, proporciona energia suficiente para a realização de atividades físicas. Os beduínos do deserto, diziam que 1 tâmara fornece energia para 3 dias.

Reduz a pressão arterial

Pesquisas demonstram que tâmaras podem reduzir até 9% os riscos de AVC. Ademais, consumir essa fruta, ao menos por duas vezes por semana, reduz os níveis de colesterol LDL, que contribui para ataques cardíacos. Diante disso, pode-se observar que o consumo favorece a saúde do coração.

Efeito anti-inflamatório

Tâmaras são ricas em um mineral muito conhecido por seus efeitos anti-inflamatórios: o magnésio. Nesse sentido, ao incluir essa fruta na alimentação, segundo estudos feitos, pode-se reduzir a incidência de doença de Alzheimer e artrite, por exemplo. Além de possuir bons níveis de Vitamina C, que auxilia diretamente o sistema imunológico. Outro fator é que ela contém na casca o Retinol, que é uma vitamina diretamente ligada ao controle da ACNE, portanto, pode ser consumida por quem tem problemas com espinhas e cravos.

Alergias

O enxofre orgânico é outro elemento presente na tâmara. O consumo pode reduzir os impactos de rinite alérgica sazonal e aumentar a imunidade do corpo. Consumir tâmara é uma ótima maneira de conter os efeitos dessas alergias, bastando adicionar a fruta à sua alimentação regular.

Auxilia na dieta

Embora as tâmaras sejam ricas em açúcar, quando consumidas moderadamente, podem trazer benefícios ao plano alimentar e fornecer nutrientes ao organismo. Além disso, essa fruta é indicada para construção e fortalecimentos de peso.

Ganho de Peso e Massa Muscular

As tâmaras são ricas em açúcar, proteínas e vitaminas essenciais à nossa saúde. Um quilo de tâmaras contém quase 3000 calorias, o suficiente para satisfazer as necessidades diárias do corpo humano. Obviamente você não consumirá quantidades excessivas do fruto, ou seja, se consumida com moderação, eventualmente, a tâmara pode enriquecer o seu plano alimentar, fornecer nutrientes ao seu corpo, e o melhor, você poderá manter o seu peso adequado.

Se você deseja o efeito contrário, é magro e deseja aumentar o peso, esse fruto é muito indicado para a construção de músculos e ganho de peso, obviamente que consumido em porções superiores àqueles que desejam perder peso. Além de conter alta concentração de açúcares, a tâmara ainda estimula o seu apetite, o que pode colaborar para que você ingira maiores porções.

Contra-Indicações Do Consumo

A Tâmara deve ser evitada por quem possui diabetes, já que seus açúcares complexos elevam a taxa da glicemia e são muito demoradas para serem quebrados pelo corpo. Outra contra indicação são as pessoas que fazem uso de medicamentos inibidores de monoamina oxidase (MAO), muito utilizados no tratamento de depressão ou pressão alta, onde a tiramina, substância contida nesta fruta, pode interagir com estes inibidores e elevar a pressão arterial.

Como a tâmara ajuda a perder peso?

Cheias de fibras, elas aumentam a saciedade e fazem você comer menos. Em outras palavras, para quem busca diminuir o ponteiro da balança, ter tâmaras sempre à mão é uma forma saudável de fazer um lanche durante o expediente e eficaz para reduzir medidas. Mesmo ricas em açúcares, estes são muito complexos e de lenta absorção, consumir uma tâmara após a refeição substitui a vontade pelo consumo de doces.

Além disso, 4 tâmaras equivalem a 1 colher de açúcar. Naturalmente doce, ela é uma excelente alternativa para substituir o açúcar nos mais diversos preparos. Se for a sua versão seca, melhor ainda! Você pode usá-las para adoçar vitaminas, bolos e pães, por exemplo. É uma forma saudável de manter suas receitas adocicadas.

Comentários