Publicado em

A Importância de Fugir Da Dieta, Conscientemente!

Tempo de Leitura: 5 minutos

Todos sabemos que é difícil fazer dieta, e que vivemos em sociedade, vamos a casa de amigos de vez em quando, eventos sociais, festas e feriados e nesses dias é ainda pior quando estamos em dieta. Pensando nisso, resolvi falar neste artigo a importância de sair da dieta de vez em quando, sem se culpar por isso. Quando falamos em fugir da dieta, não estamos falando para você abandonar ela de uma vez, mais sim, de poder ter um dia, para poder extravasar e comer o que você quer, ou sente vontade. Falando de uma maneira simples, é um dia que você foge da dieta e come tudo o que tem vontade, e isso inclui doces, massas, frituras e tantas outras coisas que são proibidas durante a dieta de perda de gordura.

Alguns nutricionistas chamam essa fugidinha consciente de dia-do-lixo e ele traz benefícios para a sua dieta e para seu corpo como um todo, por mais que você goste de fazer dieta e dos alimentos nela contidos, é um prazer e tanto, pois sempre teremos um ou outro alimento que apreciamos e que não podemos introduzir no dia a dia. Entretanto, para aqueles que estão em busca da diminuição da taxa de gordura, pensar em sair da dieta parece um pouco extravagante e problemático, não é mesmo?! Mas existe uma explicação para esse dia, não somente para o prazer, mas para a diminuição da gordura também. Vamos conhecer, então, em quais aspectos poderíamos nos beneficiar na perda de gordura ao realizar o dia do lixo?

Para Seu Organismo

O organismo, quando começa uma dieta de ganho de massa muscular ou emagrecimento associada a exercícios, tende a perder muito peso logo no começo. Este peso é uma combinação de gordura com líquido que é eliminado no começo. No início, emagrecemos bem mais rápido, porque perdemos muita água acumulada. Além disso, estipula-se uma ingestão calórica para chegar ao peso que se deseja. Quando você chega nesse peso, na maioria das vezes, é necessário mudar a porcentagem de calorias ingeridas, para diminuir ainda mais seu peso, e assim progressivamente.

Quando nosso corpo detecta que estamos em dieta, ele desacelera seu metabolismo, que, até então, estava alto. Isso ocorre porque você está ingerindo uma quantidade muito baixa de calorias. Para manter as reservas, ou seja, um pouco de gordura no corpo, somente no caso de diminuir ainda mais a ingestão calórica, o corpo diminui seu gasto energético. É nesse momento que se ouve mais a reclamação: não estou conseguindo emagrecer mesmo com dieta!

A FUGIDINHA, serve para dar um “susto” no organismo, mostrando a ele que caloria é o que não falta, e que ele pode continuar com o metabolismo rápido de antes. Com a ingestão de uma grande quantidade de calorias, o organismo percebe que pode retornar ao metabolismo mais rápido, pois não corre o risco de acontecer alguma fatalidade. Entretanto, existe o jeito certo e melhor de fazer isso. Muitas pessoas acreditam que podem sair da dieta o fim de semana todo, mas não é bem assim. Para escapada correta e saudável, é bom programar corretamente. Normalmente, deve acontecer entre sete e quatorze dias de dieta e dura somente um dia, mas, comendo somente nas suas refeições programadas.

Para tirar um melhor proveito, use esse dia por exemplo em casos de uma festa social, ou um feriado com a família, e coma aquilo que você deseja!

Porque devemos tirar um dia da semana pra comer o que bem quisermos?

Para tapear o organismo, ingerindo calorias a mais (esse truque se torna ainda mais eficiente se estivermos fazendo uma dieta pra perda de peso), pois as calorias a mais, irão acelerar o metabolismo. Com o metabolismo acelerado, no dia seguinte ao dia do lixo, nosso organismo irá consumir/utilizar mais calorias com uma oferta de nutrientes menor. O resultado disso: mais gordura será utilizada nos dias que seguem o dia da comilança. Você ficará mais seco e mais definido, mesmo comendo mais no dia anterior. Não é sensacional?

Outro ponto que causa bastante polêmica: no dia do lixo, mesmo inconscientemente, não consumimos muita proteína e acabamos oferecendo mais carboidratos e gorduras. Está errado? Não. Esse processo faz com que as enzimas que digerem as proteínas “desacelerem”, criando um processo de supercompensação tão logo a demanda desse nutriente aumente. E ficando sem ingerir proteína não vai gerar o tão temido catabolismo muscular? Não, não vai. E por que? Por que os aminoácidos armazenados no fígado e na corrente sanguínea, que você metodicamente ingeriu durante os dias de dieta rígida, serão suficientes para promover a manutenção proteica nesse período de pouca oferta.

Treinar ou Não No Dia da FUGIDINHA?

Minha sugestão é que não treine. Concilie o dia do lixo com o dia de folga da academia, geralmente no domingo. Tire o dia pra descansar, sair com a família, com a namorada e deixe a academia pra segunda, quando você vai voltar com força total.

Como Programar sua Fugidinha da dieta ou seu DIA DO LIXO?

Calorias: é essencial, antes de tudo, entender que este dia não é o dia do vale tudo. Não queremos ser chatos, mas o seu lixo não deve exceder de 500 a 1000 calorias além do que você está acostumado. E, acredite, não é difícil ir muito além. Basta passar uma tarde à base de pipoca, refrigerante, cerveja e hambúrguer e sua cota vai estourar rapidamente.

Benefícios: a gente falou sobre prazer de comer, mas a verdade é que o dia livre está também diretamente ligado aos resultados do seu treino. Isso porque é muito fácil perder peso quando você está começando a malhar, porém, com o tempo, a porcentagem de gordura diminui mais lentamente. É neste momento que você precisa dar uma acelerada no organismo, saindo da dieta e apostando numa alimentação que vai lembrar seu corpo que precisa continuar queimando gordura.

Psicológico: para quem já treina há mais tempo, é fácil manter a cabeça focada nos resultados, mas isso não acontece desde sempre. Saber que você vai poder liberar suas vontades, mesmo que temporariamente, ajuda a manter a motivação, diminuindo o risco de abandonar os treinos e o emagrecimento no meio do caminho. E, vamos repetir, a não ser que você tenha uma genética privilegiada, é preciso sempre queimar calorias. Ninguém quer ser gordo musculoso, precisamos de definição!

Comentários