Publicado em

Água de Coco

Tempo de Leitura: 9 minutos

A Água de coco, é tradicional no Brasil, porém, seu consumo vem ganhando espaço em todo o mundo devido a seus inúmeros benefícios. Rica em potássio, e outros minerais, repositora eletrolítica no corpo, e baixas calorias são alguns dos benefícios. A popularidade não é à toa, são muitos os benefícios da água de coco, conheça alguns deles. Além de ser saborosa, tem pouquíssimas calorias, baixo teor de sódio, é rico em potássio e contém carboidratos fáceis de ser digeridos em forma de açúcar e eletrólitos. Além disso, ela é perfeita para atletas, pois é altamente hidratante.

Propriedades Nutricionais da Água de Coco

Confira os valores nutricionais em apenas um copo (200 ml) de água de coco:
Valor energético: 33 calorias
Carboidratos: 6,6 g
Proteínas: 1,65 g
Gorduras totais: 0,33 g
Gorduras saturadas: 0 g
Fibra alimentar: 1,65 g
Sódio: 252 mg
Potássio: 600 mg
O ideal é tomar a água de coco mais fresca possível, antes que os nutrientes se percam.

Possui cinco minerais essenciais o potássio, magnésio, cálcio, sódio e fósforo. Estes minerais, são essenciais para o bom funcionamento do organismo por formarem uma combinação perfeita. Quando a pessoa sofre deficiência de algum desses elementos, pode ter fraqueza, espasmos musculares, confusões mentais, entre outros malefícios. A grande quantidade de potássio também impede o aparecimento de cãibras e espasmos musculares.

Além disso, devido ao teor de eletrólitos, ela ajuda na reposição de minerais que se perdem quando realizamos alguma atividade física.

Benefícios para a Saúde

Mantém o Corpo hidratado: Para manter a pele jovem e o metabolismo ativo é preciso ingerir muita água e o líquido que vem dentro do coco é 95% água. Além disso, durante a atividade física, o corpo perde muitos minerais pelo suor que precisam ser repostos. Mais do que bebidas energéticas, a água de coco repõe esses minerais rapidamente: são 294 mg de potássio com apenas 25 mg de sódio e 5mg de açúcar natural em um copo. Outras bebidas energéticas industrializadas chegam a ter metade dessa quantidade de potássio, o dobro de sódio e até cinco vezes a quantidade de açúcar, sendo que nessas bebidas o açúcar é processado. A água de coco também é ideal para casos de desidratação, pois ainda provê aminoácidos, enzimas e ácidos gordos sem encher a pessoa de sódio como o soro caseiro, ou soro medicinal.

Auxilia na perda de peso: A água de coco não possui nenhuma substância que faz você perder peso, mas ela é uma incrível alternativa para outras bebidas que iriam encher seu organismo de calorias e açucares. Ela tem poucas calorias, é rica em nutrientes e suprime o apetite pois contem alto teor de fibras. Ou seja, você pode beber água de coco a vontade sem medo de ganhar uns quilinhos a mais.

Antienvelhecimento a ajuda a na prevenção do câncer: Pesquisas recentes apontam que citocininas da água de coco como a cinetina e a trans-zeatina tem propriedades antienvelhecimento e previnem contra câncer e trombose. Além disso, a água de coco é rica em antioxidantes em geral, que evitam os malefícios dos radicais livres e evita o envelhecimento precoce da pele e a criação de células cancerígenas. Mantém a pele hidratada e limpa, pois ela ajuda a eliminar a oleosidade excessiva do corpo. As citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular, por isso atuam na renovação das células, garantindo uma pele jovem e saudável, além disso, diminui a possibilidade de surgirem células cancerígenas, devido à rápida divisão celular, que  é o processo responsável pela reposição de células mortas, regeneração dos tecidos saudáveis do corpo e pelo crescimento do indivíduo.

Fortalece o sistema imunológico: A água de coco é rica em vitamina C e esta aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microrganismo e estruturas estranhas ao corpo, os nutrientes presentes na água de coco aumentam os níveis de anticorpos no organismo.

Diminui o cansaço e o estresse: Os eletrólitos presentes na água de coco, como o magnésio e potássio, também são responsáveis por reduzir o cansaço, diminuir o estresse e manter os músculos relaxados. O magnésio atua diretamente no sistema nervoso parassimpático, que ajuda as pessoas a relaxarem, além de ajudar a produzir a serotonina – hormônio que cria a sensação de bem estar.

Facilita a digestão: Por ser rica em fibras, a água de coco ajuda a regular o processo de digestão e diminui a chance de refluxos. Além disso, uma dieta rica em fibras retarda a absorção dos carboidratos, ajudando na dieta, e mantém a sensação de saciedade por mais tempo.

Mantem a Pressão sob controle: Um estudo de 2005 descobriu que após consumir água de coco por duas semanas, a pressão arterial sistólica das pessoas diminuiu 71% a mais do que as que beberam apenas água e a pressão arterial diastólica, diminuiu 29% a mais. Isso acontece principalmente pela alta quantidade de potássio presente na bebida. Além disso, uma quantidade muito alta de eletrólitos pode aumentar a pressão sanguínea – um perigo das bebidas energéticas. A água de coco oferece uma quantidade adequada desses eletrólitos, ajudando a equilibrar a presença deles no organismo.

Cérebro e sistema nervoso: Como dito antes, a água de coco é riquíssima em potássio, que é essencial para o cérebro e o sistema nervoso funcionar bem. Um copo de água de coco irá oferecer 13% do potássio necessário durante todo o dia.

Ajuda na prevenção de asma, diabetes e osteoporose: Entre os nutrientes que a água de coco oferece, está o magnésio, que possui propriedades que evitam doenças como asma, diabetes e osteoporose. Estudos apontam que apenas 32% das pessoas consomem a quantidade de magnésio necessária para se manter saudável e um copo de água de coco provê 14% do que o corpo precisa no dia.

Desintoxicação: Para se desintoxicar, o corpo precisa de muita água e dos nutrientes certos. Se o corpo não consegue fazer essa limpeza, as toxinas podem causar problemas sérios no fígado e no rim, entre outros problemas, como problemas de pele. Além de ser uma incrível fonte água (95%, como dito acima), a água de coco tem um perfil de eletrólitos muito parecido com o sangue humano, então ela repõe rapidamente os fluidos do corpo e ajuda a remover as toxinas.

Acelera o metabolismo: Entre os benefícios da água de coco está a aceleração do metabolismo. Isso acontece por causa da presença de enzimas bioativas, tais como fosfatase ácida, catálase, desidrogenase, diastase, peroxidase, ARN-polimerases, etc. Um metabolismo rápido quer dizer que o corpo queima calorias mais rapidamente, impedindo que elas se acumulem e virem gordura.

Colesterol equilibrado:  A água do coco ajuda a aumentar o bom colesterol (HDL). Uma pesquisa de 2006 descobriu que ratos que bebem água de coco tem menos chance de ter um ataque cardíaco. Isso acontece principalmente porque a água de coco diminuiu o colesterol ruim. Além disso, quando os ratos sofriam um ataque do coração, a bebida ajuda eles a se recuperarem mais rápido graças ao potássio, cálcio e magnésio presentes.

Rins saudáveis: Por ser um diurético natural, evitar infecções urinárias e pedras nos rins está entre os benefícios da água de coco. Pesquisadores filipinos descobriram que beber água de coco pelo menos três vezes por semana diminui o tamanho das pedras nos rins e a necessidade de cirurgia. O potássio encontrado da água de coco é um nutriente extremamente importante para manter em equilíbrio a quantidade de sal e água que os rins excretam. Sem o potássio, os rins não conseguem eliminar sódio com eficiência.

Alivia Queimaduras: Se você tiver sido queimado, ou por um objeto quente ou uma queimadura de sol, a água de coco pode ser aplicado diretamente sobre a queimadura, a fim de curar e suavizar a pele. Além disso, ele pode ajudar a curar queimaduras internas no esôfago que podem ser causados por refluxo ácido.

Grávida pode tomar água de coco?

Sim, a grávida não só pode como deve tomar água de coco, já que é uma bebida cheia de propriedades benéficas a seu corpo durante a gravidez. A água de coco é uma das maiores fontes de eletrólitos, substância mineral ligada à quantidade de água que temos no corpo. É também rica em potássio e em magnésio, e não contém muito açúcar ou sódio.

O potássio, por exemplo, ajuda a regular a pressão arterial e a função cardíaca. Isotônico natural com níveis de eletrólitos similares aos do corpo humano, a água de coco é uma grande aliada contra a desidratação e o cansaço, por repor sais minerais que naturalmente perdemos.

Água de Coco Natural × Água de coco de Caixinha

No processo de industrialização, há pouca perda nutricional, o que viabiliza o consumo. Os minerais permanecem, podendo haver uma perda maior apenas na vitamina C, que é mais sensível, mais que muitas vezes é reposta.

O processo de conservação é praticamente feito por pasteurização, o que garante que nenhum conservante é adicionado (verifique a informação na embalagem, pois nem todas as marcas usam este processo), o que garante a qualidade final do produto.

Devido ao grande volume que o coco verde ocupa, e a dificuldade em se extrair a água de seu interior, faz com que, muitas vezes deixamos de consumir, portanto a praticidade das caixinhas veio aumentar muito o consumo e facilitar seu armazenamento em casa para uso diário.

De qualquer forma, a água de coco de caixinha traz praticamente todos os benefícios, sendo uma ótima alternativa para quem pratica esportes, e que quer consumir o produto diariamente.

A água de coco, natural, que é gelada e engarrafada na hora pode conter mais perigos do que benefícios, devido a não ser pasteurizada, a água natural só deve ser consumida diretamente dentro da fruta, aquelas garrafinhas e copinhos que encontramos a venda, onde se despeja a água do coco natural em uma serpentina para gelar, e se serve no copo, pode ter sérios riscos a saúde, devido a enorme quantidades de nutrientes existente na água de coco, ela também facilita a proliferação de bactérias nocivas e micro-organismos que ficam ali dentro da serpentina e entram em contato com a água de coco que passa por ali e encontram um ambiente propicio ao seu desenvolvimento.

O Coco Seco, quando o coco verde amadurece, parte de sua água é transformada em uma gordura que se prende ao interior chamada de carne do coco, quanto mais velho é o coco maior a camada de carne e menor quantidade de água, e também menores benefícios essa água traz devido a diminuição dos nutrientes presentes, e ao acumulo de gordura vegetal nessa água o que aumenta suas calorias.

RESUMINDO, a melhor opção é o consumo do coco in-natura gelado e natural, onde bebe-se a água diretamente do interior do coco, ou o consumo da água de coco industrializada.

CURIOSIDADES

Água de coco, é um super sport drink, incomparável a qualquer outro produto criado pelo homem com essa finalidade. Devido a essas propriedades, está sendo servida durante competições para maratonistas, em diversos lugares do mundo, e foi baseado nas suas propriedades que o homem criou as bebidas para praticantes de esportes.

É tão compatível com o corpo humano, que pode até ser injetado na veia, o que foi bastante comum durante a 1ª e a 2ª Guerras Mudiais, bem como na guerra do Vietnã, onde a falta de recursos fez os militares aprenderem sobre as qualidades únicas da água de coco quase sem querer.

Comentários