Publicado em

Goiaba Vermelha

Tempo de Leitura: 6 minutos

Originária da América Tropical, principalmente no Brasil, tem ganhado mercado na ásia devido a suas propriedades, e sabor únicos.

Seu fruto pode variar de tamanho, conforme a espécie e de características, tendo a casca verde até amarela, e o interior rosa ou vermelho. É totalmente consumida, desde a casca até as sementes que produzem óleo. São geralmente consumidas “in natura”, ou na forma de sucos, porém a partir dela são produzidos doces, compotas e conservas, geleias, sorvetes e algumas preparações salgadas em saladas e molhos.

Muito rica em vitamina C, cada fruto tem cerca de 180mg desta vitamina, mais do que a laranja ou o limão, além de ser menos ácida e ideal para quem tem restrições de acidez na dieta. De um modo geral, não tem muito açúcar e possui quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta. De preferência, deve ser comida crua. É contra-indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais.

Informação Nutricional

Nesta tabela está demonstrada a informação nutricional para cada 100 gramas, da goiaba vermelha:

Componentes em cada 100 gramas Goiaba vermelha
Energia 54 calorias
Proteínas 1,1 g
Gorduras 0,4 g
Carboidratos 13 g
Vitamina A (retinol) 38 mcg
Vitamina B1 0,05 mg
Vitamina B2 0,05 mg
Vitamina B3 1,20 mg
Vitamina C 80,6 mg
Cálcio 4 mg
Fósforo 15 mg
Ferro 0,2 mg
Magnésio 7 mg
Potássio 198 mg

Ela é uma excelente fonte de vitamina C, por isso favorece muito o sistema imunológico, o que evita o aparecimento de gripes, resfriados e infecções. A goiaba também é uma boa opção para os hipertensos por ser rica em potássio e ajudar a manter a pressão arterial, além de reduzir o risco de derrames e ataques cardíacos. Outros compostos essenciais para nossa saúde são encontrados na goiaba, como o cálcio, mineral essencial para a formação dos ossos e dentes.

Principais Benefícios

1. Melhora a digestão: A goiaba é uma fruta rica em fibras que estimulam os movimentos intestinais, melhorando a digestão. Além disso, quando se ingere com casca, ajuda a combater a acidez do estômago, sendo excelente para o tratamento de úlceras gástricas e duodenais.

2. Trata a diarreia: Esta fruta tem propriedades adstringentes, antidiarreicas e antiespasmódicas que ajudam a diminuir tanto a diarreia, como a dor abdominal, além de eliminar os micro-organismos que podem estar na sua origem, devido à sua ação antimicrobiana. Por isso, pode ser ingerida para tratar a gastroenterite e a disenteria infantil. Por ter forte propriedade antidiarreica, devido ao seu elevado conteúdo de taninos, a goiaba deve ser evitada por quem sofre com prisão de ventre.

3. Evita o envelhecimento e previne do câncer: Por ser rica em antioxidantes, como o licopeno e a vitamina C, ajuda a prevenir o envelhecimento das células, já que evita o dano causado pelos radicais livres, assim como evita o surgimento de alguns tipos de câncer, como o de próstata, por exemplo. Além disso, a vitamina C pode ainda ajudar a fortalecer a imunidade do organismo, fazendo com que haja maior resistência a vírus e bactérias.

4. Previne a anemia: A goiaba facilita a absorção de ferro da dieta, permitindo evitar casos de anemia por falta de ferro, especialmente quando é consumida junto de alimentos ricos em ferro, como marisco, gema de ovo ou espinafres e folhas escuras, por exemplo.

5. Favorece a perda de peso: Cada goiaba tem cerca de 52 calorias, podendo ser consumida numa dieta para baixar de peso, como sobremesa ou lanche, já que também é rica em pectina, um tipo de fibra que favorece a sensação de saciedade, diminuindo naturalmente a fome.

6. Cuida da saúde da pele: Comer goiaba, principalmente a vermelha ou rosa, é excelente para a pele, pois contém grandes quantidades de licopeno, um antioxidante que ajuda a manter a saúde da pele e a prevenir o envelhecimento precoce, que resulta em perda de elasticidade e rugas. E a vitamina A, substâncias diretamente associadas a um bronzeado saudável e que age em prol da saúde da pele, além de melhorar a foto proteção, ao proteger a pele dos raios ultravioletas.

7. Fortalece o sistema imunológico: Por ser rica em vitamina C, a polpa de goiaba aumenta nossa imunidade, ajudando na prevenção de infecções por vírus e bactérias. Pouca gente sabe, mas a goiaba tem mais vitamina C do que a laranja.

8. Melhora o humor e o estresse: em função da presença de magnésio, a goiaba ajuda a melhorar o humor e reduzir os níveis de estresse causados no dia a dia.

9. Controle de açúcar no sangue: a fruta ainda tem pectina, uma fibra solúvel que ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. Amiga dos diabéticos. Por ter um baixo índice glicêmico e conter muitas fibras, a goiaba ajuda os diabéticos a evitarem picos de insulina e glicose no sangue. Estudos recentes indicam que a goiaba pode ainda ter um efeito preventivo contra o diabetes tipo 2.

10. Previne e combate problemas cardiovasculares. O potássio, presente em abundância nas goiabas, é um nutriente fundamental para manter a saúde do sistema cardiovascular. Ao equilibrar as quantidades de potássio e sódio no organismo, a goiaba ajuda a diminuir a pressão arterial, baixar os níveis de triglicerídeos e colesterol LDL (o “colesterol ruim”), além de aumentar o “bom colesterol” (HDL);

11. Favorece o desenvolvimento fetal: Para mulheres grávidas, o ácido fólico é essencial para a formação do sistema nervoso do feto. A goiaba é também fonte de folato, por isso pode ser consumida durante a gravidez para ajudar as mães a atingirem os níveis adequados desse nutriente e garantir o desenvolvimento dos bebês.

Propriedades das Folhas da Goiabeira

Da goiabeira não se aproveita somente seus frutos. Suas folhas e casca são utilizadas na medicina natural, como ingredientes para o preparo de chás e tintura para uso externo e interno.

O chá da casca da goiabeira possui propriedades antissépticas e cicatrizantes, sendo indicado para ferimentos na pele. O chá das folhas da goiabeira pode ser usado para tratar candidíase e outras infecções vaginais, aplicado na forma de duchas ou banhos de assento.

O chá das folhas da goiabeira também pode ser ingerido para tratar uma série de problemas. Entretanto, é preciso lembrar que é aconselhável consultar o médico antes de consumir qualquer medicamento novo, mesmo se tratando de um chá natural. No caso de crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas, a consulta prévia ao médico é imprescindível.

O CHÁ DE FOLHAS DE GOIABEIRA É INDICADO PARA:
-Reduzir os níveis de LDL, o mau colesterol.
-Tratar a diarreia.
-Reduzir o fluxo menstrual.
-Melhorar o funcionamento do fígado.
-Diminuir o açúcar no sangue sem aumentar a produção de insulina.
-Tratar intoxicações alimentares, dor de estômago, náuseas e vômitos.
-Tratar inflamações na garganta, através de gargarejos.
-Auxiliar na eliminação de muco pelo organismo, nos quadros de gripes e resfriados.

Óleo da goiaba

O óleo da goiaba é rico em ácido linoleico, como o ácido graxo essencial. Misturando o óleo de goiaba com outros óleos de alta saturação, pode-se obter vantagens nutricionais e obter outros óleos com valores nutricionais variados.

O óleo da semente da goiaba pode ser empregada tanto para o uso culinário, farmacêutico e cosmético. Na indústria cosmética, o óleo é bastante usado para desenvolver produtos para pele. O óleo é bastante nutritivo e tem propriedades calmantes. As propriedades de retenção de hidratação encontrados no óleo de goiaba são únicas, porque a goiaba é muito rica em licopeno. O licopeno é um potente antioxidante conhecido pela sua ação protetora contra tumores que danificam as células e os radicais livres. Além de licopeno, o óleo da goiaba também tem excelente fonte de beta-caroteno, vitaminas A e C, cobre, zinco, selênio e fósforo.

Especula-se que os vários compostos químicos presentes na planta são responsáveis pelos efeitos anti-inflamatórios. Estudos mostram que o óleo de goiaba tem uma boa atividade antimicrobiana e por causa de suas propriedades adstringentes, é um bom ingrediente para desenvolver preparações anti-acne. Também a sua ampla utilização como ingrediente ativo em muitas formulações para o cuidado da pele.

Comentários