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Lentilha Coral ou Lentilha Vermelha

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Cultivadas a mais de 8000 anos, as lentilhas em geral existem em todo o mundo e são usadas nas mais variadas culturas culinárias. A Lentilha Coral ou Lentilha Turca, também conhecida como Lentilha Rosa ou Lentilha Vermelha é originária da Turquia, porém, o Canada é onde encontra as maiores produções e a melhor origem atual da espécie. Têm um sabor mais suave do que a variedade tradicional. Além disso, elas são mais digestivas, são pobres em gordura e nos fornecem uma grande quantidade de nutrientes essenciais.

As lentilhas vermelhas, têm um tamanho similar ao da lentilha que estamos acostumados a comer (lentilha marrom). A diferença reside na sua cor vermelha forte e no fato que elas têm um sabor mais suave do que o habitual. São ricas em ferro, fibras, selênio, zinco, carboidratos, proteínas e vitamina B1. Além disso, são uma excelente fonte de fósforo, manganês e ácido fólico, pobres em gordura e fornecem apenas 360 calorias por 100 gramas.

A lentilha é um dos alimentos preferidos do brasileiro para substituir o feijão. Ao mesmo tempo, que é bastante usada para incrementar saladas e até fazer sopas, sua importância é tal para a alimentação que desde os tempos bíblicos já se traziam crenças que come-las na época de colheita e no ano novo traz benefícios, justamente devido a suas propriedades.

Informação Nutricional

Componentes Quantidade por 100 g de lentilhas cozidas
Energia 93 calorias
Proteínas 6,3 g
Gorduras 0,5 g
Carboidratos 16,3 g
Fibras 7,9 g
Vitamina B1 0,03 mcg
Sódio 1 mg
Potássio 220 mg
Cobre 0,17 mg
Zinco 1,1 mg
Magnésio 22 mg
Manganês 0,29 mg
Cálcio 16 mg
Fósforo 104 mg
Ferro 1,5 mg

As lentilhas naturalmente não contêm glúten em sua composição. Entretanto, ao comprar versões embaladas e industrializadas do produto, é possível que elas sejam processadas com outros ingredientes que trazem o glúten. Mas em geral, a quantidade de glúten, até nesses casos, é mínima. Sempre vale a pena checar a embalagem para se certificar de que elas realmente são livres de glúten.

Principais Benefícios

1. Rica em proteínas: A lentilha rosa trata-se de um alimento de alto valor proteico. Uma porção de 60 g ou uma xícara de chá do grão carrega 15 g de proteínas. O consumo de proteínas é importante porque o nutriente contribui com a construção dos músculos e atua no fornecimento de energia ao organismo. Mas não é somente isso, ainda que as proteínas estejam presentes em todas as células do corpo humano, são usadas para reparar e construir tecidos, são necessárias para a produção de enzimas, hormônios e substâncias químicas no organismo e compõem os músculos, ossos, cartilagem, pele e sangue.

2. Fonte de nutrientes: É uma fonte de diversos nutrientes importantes para o nosso organismo. Além das proteínas, o grão carrega componentes como carboidratos, fibras, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês, selênio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.

3. Auxílio ao emagrecimento: Podemos considerar como um alimento que pode fazer parte de uma dieta com foco na perda de peso graças ao fato do alimento ser uma boa fonte de fibras e proteínas. Uma porção correspondente às mesmas 60 g é composta por 5,8 g de fibras. Que devem fazer parte da alimentação de quem deseja emagrecer porque elas contribuem com a sensação de saciedade do organismo. E uma vez que o corpo encontra-se saciado, fica mais fácil controlar o apetite, controlar o consumo de calorias e não comer as guloseimas e besteirinhas pobres em nutrientes e ricas em calorias, que são desnecessárias para a nossa saúde.

4. Sistema digestivo: Não é somente por trabalharem a saciedade que as fibras constituem um dos benefícios da lentilha rosa. Elas também são bastante importante para a saúde do nosso sistema digestivo.Elas auxiliam a manutenção da saúde do sistema digestivo e atua na promoção de movimentos intestinais regulares.

5. Saúde do coração: Estudos mostraram que devido ao fato de serem ricas em fibras solúveis, elas ajudam a diminuir o colesterol e a prevenir doenças no coração. Previnem a hipertensão e tendem a contribuir com níveis mais favoráveis de colesterol do que as dietas pobres neste grão. Manter taxas saudáveis de colesterol diminui o dano causado às artérias e previne o acúmulo de placa, o que reduz os riscos de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).

6. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue: Pesquisas indicaram que os altos níveis de fibras solúveis nas lentilhas prendem a glicose dos carboidratos e desacelera a digestão, isso significa que as lentilhas podem auxiliar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que é importante para prevenir as quedas de energia do corpo, mudanças de humor, hipoglicemia, resistência à insulina e inclusive a diabetes.

7. Proteção contra o câncer: O consumo deste alimento também protege contra o câncer de mama e de próstata, pois regula os níveis de estrogênio e testosterona.

8. Melhora o desempenho intelectual: Os carboidratos, vitaminas, proteínas e minerais que as lentilhas fornecem são vitais para a nutrição adequada dos nervos e do cérebro. É por isso que é recomendável que você consuma este alimento se tiver notado que sua memória ou suas habilidades mentais estão lhe causando alguns problemas nos últimos tempos. Além disso, as lentilhas vermelhas são muito úteis para as crianças em fase de crescimento, para os jovens que estão estudando e para as pessoas que estão sob estresse e tensão.

9. Previne a Anemia: A quantidade abundante de ferro faz com que a lentilha seja uma forte aliada na prevenção e tratamento da anemia, uma doença decorrente da diminuição das hemácias e hemoglobinas no sangue que causa intensa fadiga. Para melhorar a absorção do ferro, é importante consumir junto com a vitamina C.

10. Combate a TPM, e Saúde da Mulher: Possui uma substância chamada lignana, que é muito benéfica especialmente para as mulheres. Ela tem função semelhante à dos hormônios femininos, reduzindo os incômodos da TPM. Por isso, é possível observar até uma melhora do humor. O alimento é um aliado perfeito para o bem-estar, trazendo uma gama de poderosos benefícios, que vão desde o controle hormonal até o combate de doenças e enfermidades

Dicas de Consumo

Deixar a lentilha de molho durante oito horas – isso é importante para reduzir os fitatos do grão, substâncias conhecidas por impedirem a absorção de alguns minerais por parte do organismo. E Não reutilizar a água da hidratação para o cozimento.

Conforme a forma de cozimento pode variar de 10 a 20 minutos no fogo, e também a consistência desejada.

A Lentilha Vermelha, pode ser usada em saladas frias, pode ser servidas como sopa, podem fazer parte de outros pratos quentes e acompanham bem carnes, outros grãos, legumes e mesmo sozinhas em sopas.

Para quem opta por dietas veganas ou vegetarianas, seu consumo é imprescindível já que traz boa quantidade de proteínas que ajudam na substituição da carne. Na verdade, ela se compara à carne vermelha na quantidade de proteínas, e de ferro. Além de poder ser consumida em forma de brotos para quem opta por dietas tipo rawfood ou crudivorismo, bastando hidratar por cerca de 8 horas e esperando o nascimento dos brotos.

Para quem quiser sentir os benefícios da lentilha na alimentação, devemos incluí-la em pelo menos 4 refeições semanais, principalmente no almoço, ou no pré-treino; onde pode ser combinada com o arroz para suprir a necessidade mais completa de todos os tipos de carboidratos de rápida e de média e lenta absorção.

Alimentação durante a gravidez

Se você está grávida, vai adorar conhecer as primeiras propriedades das lentilhas vermelhas. Graças à sua contribuição de ferro, ajudam a prevenir a anemia durante o período de gestação. É comum encontrar mulheres que precisam consumir um suplemento de ferro. Recomendamos não parar de tomá-lo sem orientação médica, mas também incluir essas lentilhas.

Por sua vez, a fibra que esta leguminosa contém ajudará você a ter uma evacuação adequada e, portanto, a corrigir a constipação frequentemente relacionada à gravidez. Esta é uma alternativa mais saudável aos laxantes tradicionais.

Finalmente, o folato que elas fornecem ajuda a prevenir defeitos ou malformações no sistema nervoso do feto e evita as chances de parto prematuro.

Contra Indicações

Por possuir alto índice de Purinas, deve ser evitada como quase todos os grãos, por quem tem gota e ácido úrico.

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