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Manga

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Nativa do Paquistão, e Filipinas, a manga é uma fruta deliciosa, e que possui diversas variedades com propriedades medicinais, e nutricionais, de polpa doce e rica em fibras. Veja os benefícios de incluir essa fruta na sua alimentação diária, ou na forma de sucos. Atualmente produzida no Brasil, e em quase todos os países tropicais.

Valores Nutricionais

Componentes Quantidade por 100 g
Energia 52 calorias
Água 83,5 g
Proteínas 0,5 g
Gorduras 0,3 g TOTAL, sendo:

PoliInsaturadas 0,1 g
MonoInsaturadas 0,1 g
Saturadas 0,1 g

Carboidratos 11,7 g
Fibras 2,9 g
Vitamina A 300 mcg
Caroteno 1800 mg
Potássio 115 mg
 Açúcares  14 g
Proteínas  0,8 g
Vitamina A 1.082 IU Vitamina C 36,4 mg
Cálcio 11 mg Ferro 0,2 mg
Vitamina D 0 IU Vitamina B6 0,1 mg
Vitamina B12 0 µg Magnésio 10 mg

Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e antioxidantes, podendo conter vitamina A, B e C. Ela contém uma série de nutrientes como carboidratos, fibras, Antioxidantes e vitaminas, tais como Vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K. A Manga também é uma boa fonte de vários minerais como Cálcio, Zinco, Potássio, Ferro, Magnésio e Potássio.

Graças à alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia e é benéfica para as mulheres grávidas e em períodos de menstruação. Pessoas que sofrem de câimbras, stress e problemas cardíacos, podem se beneficiar das altas concentrações de potássio e magnésio existentes que também auxiliam àqueles que sofrem de acidose. As mangas também suavizam o intestino, tornando mais fácil a digestão. Na Índia, acredita-se que as mangas estancam hemorragia, fortalecem o coração e trazem benefícios ao cérebro. É também utilizada em afecções pulmonares (bronquite asmática, bronquite catarral e tosse), Gengivas inflamadas (gengivites, feridas na boca e no canto dos lábios). Úlcera de decúbito (escaras), úlceras varicosas.

 Como Consumir

Mangas, são frutas que podem ser consumidas cruas, em saladas de frutas, batidas com água ou com leite, como sorvetes, como doces e também em saladas.

Benefícios para a Saúde

Prevenção do Câncer: A Manga é uma excelente fonte de antioxidantes, Estes antioxidantes são a quercetina, isoquercitrina, astragalin, fisetina, ácido gálico e methylgallat. além da Vitamina A e flavonoides, beta-caroteno, alfa-caroteno, beta e-criptoxantina também estão presente na Manga que mostrou-se ser eficaz na prevenção do câncer de pulmão e da boca. Além disso, Os antioxidantes ajudam na proteção contra os radicais livres prejudiciais e suprimir o processo de oxidação. A Manga é uma rica fonte de fibra dietética e contém pectina, que restringe a ação de uma proteína chamada galectina 9, conhecido por provocar o crescimento de células de câncer. Portanto, ela ajuda na redução do aparecimento de câncer de cólon.

Digestão: A Manga é uma excelente fonte de fibra dietética, elas ajudam na digestão, no movimento intestinal adequado e ajuda a manter o trato digestivo limpo. Além disso, As mangas são alcalinos na natureza, portanto, ajuda na redução da acidez no estômago. Vários compostos bio-ativos como esteres, terpenos e aldeídos fazem a Manga ainda mais benéfica contra a indigestão.

Colesterol: A Manga é rico em fibras, elas ajuda na redução do colesterol ruim no sangue. Ela também ajuda a restringir as atividades de um hormônio chamado de leptina, que produz células de gordura. A Vitamina C é uma pectina que também auxilia na redução do colesterol LDL no corpo. A Vitamina B6 presente na Manga ajuda a controla os níveis de homocystiene. O Homocystiene é conhecido por ser prejudicial para os vasos sanguíneos e podem provocar ataques cardíacos e derrames. Além disso, As mangas são uma excelente fontes de antioxidantes polifenóis, que impedem aumento no acúmulo de gordura nas artérias. A formação de placa e obstrução da artéria é reduzido pelo seu consumo. Mangiferina é um composto na Manga que diminui o colesterol, triglicérides e colesterol de lipoproteína de baixa densidade e aumenta o bom colesterol HDL.

Para a Pele: A Manga é bastante benéfica para a Saúde da pele. A Manga é uma fonte de antioxidantes, os antioxidantes são um dos principais nutrientes que retardam o início do envelhecimento da pele e a sua pigmentação. Além disso, a Vitamina C da Manga ajuda na cicatrização de espinhas e acne. Ele pode ser aplicado diretamente sobre a pele, uma vez que atua como um agente hidratante natural. Os antioxidantes são responsáveis por proteger contra os radicais livres nocivos que podem causar câncer de pele. A vitamina A e beta-caroteno ajudam no rejuvenescimento da pele e traz brilho.

Diabetes: A Manga é bastante benéfica na regulação do nível de açúcar no sangue. Pois, a Mangiferina é um antioxidante presente na Manga, o que reduz a absorção de glicose no corpo e restringe enzimas que aumenta a digestão de hidratos de carbono. Além disso, os Polifenóis mostraram ser eficaz na redução dos nível de açúcar no corpo. A Manga tem também um baixo índice glicêmico e, portanto, podem ser consumido sem interromper o nível de açúcar.

Cérebro: A Vitamina B6 é encontrada em abundância na Manga, ela ajuda a melhorar a função cerebral, na manutenção de um sistema nervoso. Com isso irá melhora o humor e ajuda a controla o estresse. Além disso, A Vitamina B6 é conhecida como o construtor de energia e ajuda na construção da comunicação entre células nervosas. O Ácido glutamina está presente na Manga e melhora o poder de concentração e memória. A Piridoxina ajuda na produção da hormona de GABA no cérebro, que é um neurotransmissor e ajuda no desenvolvimento do cérebro.

Perda de Peso: A Manga é uma fruta de baixa caloria. Ela é uma excelente fonte de nutrientes de forma concentrada. Pois, ela Pode ser uma boa e saudável substituta para qualquer lanche da tarde. A Manga com seu Alto teor de fibras ajuda na digestão, Além disso, A Manga não contém qualquer traço de sódio e de gordura. portanto, o consumo da Manga irá lhe deixa saciado por um longo tempo.

Fortalece o sistema imunológico: As mangas contêm boa quantidade de vitamina C e vitamina A, que impulsionam nosso sistema imunológico contra doenças infecciosas, principalmente gripes e resfriados. O betacaroteno também reforça nossas defesas. Curiosidade: a manga tem mais vitamina C que a laranja e o limão.

Coração: Em um estudo feito com consumidores adeptos da manga, estes apresentavam níveis mais baixos de proteína C reativa, um indicador de risco cardíaco. Há explicação para o achado: as fibras solúveis e os antioxidantes que abundam na fruta zelam pelo bom funcionamento das artérias. As fibras baixam o colesterol, aumentam a sensação de saciedade e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Melhora a visão: As mangas também são alimentos para os seus olhos. A elevada quantidade de vitamina A presente na manga é um nutriente importante para a saúde dos olhos. A vitamina A promove uma boa visão e impede que vários distúrbios relacionados com o olho como a cegueira noturna, catarata, degeneração macular, olhos secos, córnea macia e desconforto ocular geral. Além disso, os flavonoides, como beta-caroteno, alfa-caroteno e presente-criptoxantina beta, em mangas, são essenciais para uma boa visão.

Melhora o Sexo (Afrodisíaco): As mangas são consideradas um grande fruto afrodisíaco, dando-lhes o apelido de “fruta do amor “. Sendo uma rica fonte de vitamina E, mangas ajudar a regular os hormônios sexuais e aumentar a libido. Além disso, as mangas têm magnésio e potássio, os nutrientes essenciais, necessários para a produção de hormônios sexuais. As mangas também aumentam a produção de histamina nos homens, o que é necessário para atingir o orgasmo. Homens e mulheres com baixa libido devem comer duas a três porções de manga diária.

Esfoliante para a Pele: Faça uma pasta de purê de manga, mel e leite e use como uma esfoliação corporal, você vai sentir que sua pele mais macia e suave.

Reduz Pedras Nos Rins: Na medicina chinesa, as mangas são consideradas doces e azedas com uma capacidade de reduzir o risco de formação da pedra nos rins.

Riscos no Consumo de Manga

Pessoas que têm alergia ao látex, pode também ter reação alérgica à manga. Isso porque ela contém um composto chamado urushiol que leva à chamada dermatite de contato induzida por urushiol. O maior risco está na casca e na seiva da planta.

Um mito, que vamos desvendar, é que o consumo de manga com leite é prejudicial a saúde, esse mito se originou no Brasil, na época da escravidão, como eram frutas saborosas, os escravos queriam consumir enquanto a colhiam, e estas eram para o consumo dos senhores, como o leite era servido aos escravos como alimentação, os feitores eram obrigados a dizer aos escravos que quem bebeu leite, se comesse manga morreria de indigestão. Porém, a manga é deliciosa para ser consumida em pudins, sucos e vitaminas.

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