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Banana

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A Banana, é uma fruta tropical, com grandes propriedades para nossa saúde, além de deliciosa e que pode ser usada de diversas maneiras. Veja neste artigo as diversas propriedades desse fruto excepcional na sua concentração de oligoelementos, vitaminas e minerais. Existem no mercado dezenas de tipos de bananas, a maioria pode ser consumida crua porém espécies como a Banana-da-Terra e a Banana-Vinagre devem ser consumidas somente após serem cozidas. A banana é fonte apreciável de vitamina A, vitamina C, fibras e potássio.

Casca da banana

Apesar de parecer não utilizável, a casca da banana contém vários nutrientes, açúcares naturais como a glicose e sacarose e minerais. Com isso, pode ser aproveitada no consumo alimentício, proporcionando baixo custo sem deixar para trás o bom paladar. São diversos os exemplos pelos quais se pode aproveitá-la, como o brigadeiro de casca de banana, o bolo de casca de banana, a farinha, o bife empanado de casca de banana e vários outros.

Valor nutricional

A banana contém grandes quantidades de açúcares: sacarose, frutose e glicose. Além disso, a fruta é rica em fibras, vitaminas A, B1, B2 e C, cálcio, fósforo e ferro. Devido ao fato de ser um concentrado de carboidratos, muitos atletas recorrem à banana após a prática de algum exercício físico, dessa forma, a fruta também é uma ótima fonte de energia muscular. Além de não conter colesterol e possuir propriedades tranqüilizantes, a banana é recomendada nos casos de problemas gástricos e com o fim de promover o bom funcionamento dos rins.

Valor nutritivo de 100 gramas de banana prata, ou de 1 banana (valores apenas referenciais):

Macrocomponentes:
Água (g) – 74,26
Energia (kJ) – 385 (92 kcal)
Proteína (g) – 1,03
Lipídeos (total) (g) 0,48
Carboidratos, por diferença (g) – 23,43
Fibra dietética (total) (g) – 2,4
Cinzas (g) – 0,8
Minerais:
Cálcio, Ca (mg) – 6
Ferro, Fe (mg) – 0,31
Magnésio, Mg (mg) – 29
Fósforo, P (mg) – 20
Potássio, K (mg) – 396
Sódio, Na (mg) – 1
Zinco, Zn (mg) – 0,16
Cobre, Cu (mg) – 0,1
Manganês, Mn (mg) – 0,15
Selênio, Se (μg) – 1,1

Vitaminas:
Vitamina A (Retinol) – 81 UI
Vitamina A (Retinol) – 8 μg_RE
Vitamina B1 (Tiamina) – 0,04 mg
Vitamina B2 (Riboflavina) – 0,1 mg
Vitamina B3 (Niacina) – 0,54 mg
Vitamina B5 (Ácido pantotênico) – 0,26 mg
Vitamina B6 (Piridoxina) – 0,57 µg
Vitamina B9 (Ácido fólico) – 19,1 UI
Vitamina C (Ácido ascórbico) – 9,1 mg
Vitamina E (Tocoferol) – 0,27 mg_ATE

Formas de Consumo

A banana, enquanto verde, é constituída essencialmente por água e amido, e, por isso, seu sabor é adstringente. Contudo, por essa mesma razão, pode ser utilizada como fonte de hidratos de carbono em vários pratos. Pode ser produzida farinha a partir de bananas verdes. À medida que vão amadurecendo, o amido transforma-se em açúcares mais simples, como a glicose e a sacarose, que lhe dão o sabor doce.

A Banana madura, pode ser consumida crua, ou pode ser usada na preparação de doces como a bananada, ou mesmo na composição de sucos e salada de frutas, a variedade Banana Prata, é muito consumida no Brasil, servida frita e empanada, ou mesmo crua acompanhando o arroz com feijão. A Banana-da-terra é também consumida como um CHIPS, frito como uma batata, porém de sabor mais doce e mais saudável.

Benefícios do Consumo de Banana

Combate à depressão e te torna mais inteligente, cura ressacas, alivia doença de manhã, protege contra o câncer renal, diabetes, osteoporose e cegueira. Elas podem curar a coceira de uma picada de mosquito e colocar um grande brilho em seus sapatos.

Combate a Depressão: Bananas ajudam a superar a depressão devido aos altos níveis de triptofano, que é convertido em serotonina – o neurotransmissor cerebral do bem humor.

Energia Para a Pratica Esportiva: Comer duas bananas antes de um treino intenso para ter muito mais energia e manter o açúcar no sangue. Além de aumentar os níveis de potássio que ajudam a diminuir muito a probabilidade de câimbras.

Protege os Ossos: Neutraliza a perda de cálcio durante a micção e construí ossos fortes. Aumenta a absorção de cálcio pelo corpo. Ela contêm frutooligossacarídeos, que ajudam na absorção de nutrientes essenciais como Cálcio e Magnésio. As Bananas verdes possuem ácidos gordos de cadeia curta, o que torna ainda mais benéfico na melhoria da saúde dos ossos.

Tensão Pré Mentrual (TPM): Melhore o seu humor e reduzira os sintomas da TPM comendo uma banana, ela regula o açúcar no sangue e produz relaxamento para aliviar o stress, devido a presença de triptofano, que é convertido em serotonina.

Diabetes e Sistema Imunológico: Bananas reduzem o inchaço, protegem contra o diabetes tipo II, ajuda na perda de peso, fortalece o sistema nervoso, e ajuda com a produção de glóbulos brancos, tudo devido a altos níveis de vitamina B-6.

Anemia: Fortalece seu sangue e diminui a anemia com a adição de ferro a corrente sanguínea.

AVC e Pressão Arterial: Sua alta concentração em potássio e pobre em sal, são reconhecidas oficialmente por serem capaz de reduzir a pressão arterial e proteger contra ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. A Banana é uma importante fonte de Potássio, que é conhecido por reduzir a pressão arterial. Isso ajuda a contrabalançar os efeitos do sódio no corpo. O Teor de potássio na Banana é cerca de 500 mg enquanto que ele contém apenas 1 mg de sódio. O potássio ajuda a controlar a quantidade de fluido no corpo, e também ajuda a manter o equilíbrio delicado entre o sódio e o potássio.

Detox: Rica em pectina, ajuda na digestão e inibem toxinas e metais pesados do corpo.

Flora Intestinal: Bananas agem como um pré-biótico, estimulando o crescimento de bactérias amigas no intestino. Elas também produzem enzimas digestivas para ajudar na absorção de nutrientes.

Prisão de ventre: Alta fibra da banana pode ajudar a normalizar a motilidade intestinal. Bananas são calmantes para o trato digestivo e ajudam a restaurar eletrólitos perdidos após diarreia.

Ulcera, Azia e Anti Refluxo:  As bananas são um antiácido natural, proporcionando alívio de refluxo ácido, e da azia. As bananas são a única fruta crua que pode ser consumida sem perigo para aliviar úlceras estomacais, protegendo as paredes do estômago contra ácidos corrosivos. São conhecidos por sua alta quantidade de fibras dietéticas. Estas fibras dietéticas ajudar na ligação e acumulação de partículas de alimentos e ajuda na evacuação eficiente. por isso, problemas Intestinais e constipação podem ser facilmente evitadas com o consumo da Banana. É até benéfico durante a diarreia, uma vez que ajuda a manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo e também fornece uma quantidade adequada de potássio.

Câncer: Comer bananas irá ajudar a prevenir câncer de rim, beber seu suco também ajuda no combate ao cancer de rim.

Olhos: proteger os olhos contra a degeneração macular, beber o suco da banana com água, é ideal para manter a saúde dos olhos.

Melhora a Memória: Banana vai te tornar mais inteligente e ajudar com a aprendizagem, tornando você mais alerta.

Doenças Cronicas: Bananas são ricas em antioxidantes, proporcionando radicais e proteção de doenças crônicas.

Doença da Manhã (Enjoo matinal): Comer uma banana entre as refeições ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e reduzir a náusea causada pela doença de manhã, muito comum em diabéticos, e pessoas com problemas digestivos.

Dietas: Controla o açúcar no sangue e evita a compulsão por comer entre as refeições.

Febre e Refrescância: Comer uma banana pode diminuir a temperatura do corpo e refrescá-lo durante uma febre ou em um dia quente.

Humor: O triptofano natural hormônio do humor, é potencializado com uma banana por dia.

Combate as Drogas e a Vontade de Fumar: Bananas contêm altos níveis de vitaminas do complexo B, bem como potássio e magnésio para acelerar a recuperação dos efeitos da retirada do cigarro e de outras drogas.

Alivia as Mordidas de Insetos: Esfregue um pedaço da parte interna da casca de banana para aliviar a coceira e irritação causadas pela mordida de pernilongos, muriçocas, e outros insetos.

A banana pode ser consumida por diabéticos?

Há opiniões contraditórias sobre se as bananas são boas para diabéticos ou não. É verdade que as bananas são ricas em amido e açúcar: poderíamos esperar que causassem um grande aumento do açúcar no sangue. Mas, devido ao seu baixo índice glicêmico, as bananas não elevam os níveis de açúcar no sangue da mesma forma que outros alimentos.

Claro, assim como com quaisquer alimentos ricos em açúcar e carboidratos, diabéticos devem monitorar com cuidado seus níveis de açúcar no sangue após o consumo.

Ou seja, o consumo de banana parece não ter qualquer efeito adverso grave, pelo menos quando consumido com moderação.

A banana pode ser usada na pele e nos cabelos?

Para quem gosta de opções naturais para tratar a pele e os cabelos, a banana pode ser usada como cosmético. A banana pode atuar como um hidratante natural para pele. As vitaminas e minerais da banana restauram a umidade perdida e repara a pele danificada, cansada e seca.

Para hidratar instantaneamente a pele cansada e seca, amasse ½ banana madura, acrescente 4 gotinhas de óleo essencial de lavanda ou sândalo e um pouquinho de mel, misture bem e aplique em seu rosto. Evite contato com os olhos. Deixe em sua pele por 20 a 25 minutos e em seguida enxágue bem.

Você também pode optar por usar a banana para hidratar e nutrir os cabelos.

Bananas Naturalmente Radioativas – CURIOSIDADE

Devido ao elevado teor de potássio em sua composição, as bananas são levemente radioativas, muito mais do que a maioria dos outros frutos. Isso se deve à presença do isótopo radioativo potássio-40 (40K), regularmente distribuído no potássio ocorrente na natureza, Por esta razão, os ambientalistas em energia nuclear, por vezes, costumam referir-se à “dose equivalente em banana” de radiação para apoiar seus argumentos durante debates em congressos e encontros sobre a matéria. Embora a radioatividade da banana seja muito leve, todavia, grandes carregamentos da fruta em navios podem ser suficientes para disparar detetores ou sensores de radiação em determinadas circunstâncias.

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