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Abacaxí ou Ananás

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É uma fruta, originária das Américas Tropicais, e símbolo de diversas festas e costumes da região. É um fruto ácido, e adocicado, muito rico em nutrientes e uma excelente fonte de vitaminas e minerais, e de grandes propriedades para a saúde. Muito consumido in-natura, em calda, e como suco, conheça suas propriedades e inclua este maravilhoso fruto na sua alimentação.

O Abacaxí ou Ananás como é conhecido em Portugal, é uma fruta originária das Américas Tropicais, e presente hoje no mundo inteiro. Seu nome surgiu a partir do TUPI, e significa FRUTO DE CHEIRO INTENSO, por possuir uma coroa, os portugueses o apelidaram de “Rei Dos Frutos” pois agrada ao olfato aos olhos e ao paladar. É o fruto simbolo de regiões tropicais. Possui uma aparência espinhosa, porém, não agride a quem o manuseia.

Seu fruto de polpa amarelo-pálida ou amarela, é rico em ácidos e açúcares, e pode ser consumido in natura ou industrializado, sob a forma de fatias ou pedaços em calda, pedaços cristalizados, passa (seco), picles, suco, xarope, geleia, licor, bebida fermentada, vinagre e aguardente. Todavia, os principais produtos são as fatias ou pedaços em calda e o suco. Com o suco do abacaxi, podem ser preparados refrescos, sorvetes, cremes, balas e bolos. Como subprodutos da industrialização do abacaxi, obtêm-se álcool, ácido cítrico, ácido málico, ácido ascórbico (vitamina C), bromelina (enzima proteolítica que entra na composição de diversos medicamentos) e rações para animais; do restante da planta, são aproveitados, industrialmente, as fibras e o amido. O suco do abacaxi contém cerca de 12 por cento de açúcar e 1 por cento de ácidos orgânicos (principalmente ácido cítrico); é considerado boa fonte de vitaminas A e B1, bem como razoável fonte de vitamina C.

Valores Nutricionais

Abacaxi (ao natural)
Valor nutricional por 100 g (3,53 oz)
Energia 202 kJ (50 kcal)
Carboidratos
Carboidratos totais 12,63 g
 • Açúcares 9,26 g
 • Fibra dietética 1,4 g
Gorduras
Gorduras totais 0,12 g
Proteínas
Proteínas totais 0,54 g
Vitaminas
Tiamina (vit. B1) 0.079 mg (7%)
Riboflavina (vit. B2) 0.031 mg (3%)
Niacina (vit. B3) 0.489 mg (3%)
Ácido pantotênico (B5) 0.205 mg (4%)
Vitamina B6 0.110 mg (8%)
Ácido fólico (vit. B9) 15 µg (4%)
Vitamina C 36.2 mg (44%)
Minerais
Cálcio 13 mg (1%)
Ferro 0.28 mg (2%)
Magnésio 12 mg (3%)
Manganês 0.9 mg (43%)
Fósforo 8 mg (1%)
Potássio 115 mg (2%)
Zinco 0.10 mg (1%)

Benefícios do Consumo de Abacaxi

Digestão: O Abacaxi como mencionado anteriormente, é rico em Vitamina C. Isso ajuda na produção dos sucos digestivos, que ajudam a desintegrar as partículas dos alimentos. A bromelaína é um tipo de enzima presente no Abacaxi que ajuda a quebrar as partículas de proteína. Ele é conhecidos por atuar como um agente de neutralização e, portanto, evitar a acidez no estômago. É aconselhável comer Abacaxi quando uma pessoa está sofrendo de síndrome do intestino irritável e flatulência, pois ajuda a acalmar a mucosa do estômago e intestinos.

Prevenir Resfriado, Tosse e Gripe: Devido a sua grande Quantidade de Vitamina C, O Abacaxi torna-se bastante benéfico em prevenir gripes e resfriados. A Bromelina presente no Abacaxi tem propriedades que suprimem a tosse e podem ajudar a soltar o muco. Mesmo bronquite e asma podem ser prevenidas por seu consumo devido ao afinamento do muco e desobstrução de brônquios. Abacaxi, juntamente com mel é recomendado para uma pessoa que tem dor de garganta. E o seu chá feito com a casca lavada e fresca, também é benéfico para a tosse e para a gripe.

Fortalece os ossos: O Abacaxi contém magnésio, que ajuda no fortalecimento dos ossos. Estes minerais ajudam na construção dos ossos e tecidos conjuntivos. Ele também contém Vitamina C, que auxilia na prevenção de várias doenças dos ossos e tem propriedades anti-inflamatórias. O teor de Cálcio também é bastante adequado no Abacaxi. Tiamina e biotina presente no Abacaxi também são úteis para fazer os ossos mais fortes.

Coração: O Abacaxi deve ser consumido por pacientes que têm doenças relacionadas ao coração. A bromelaína é uma enzima presente no Abacaxi, e que ajuda a diminuir a viscosidade do sangue. Isso ajuda na fácil circulação do sangue através do corpo evitando traços de coração e ataques cardíacos.

Degeneração Macular: O Abacaxi contém beta-caroteno, que ajuda a retina dos olhos. Estudos feitos descobriram que o consumo de abacaxi pode reduzir significativamente o risco de degeneração macular relacionada à idade.

Atrasa o processo de envelhecimento: é uma das melhores notícias para as mulheres, pois afinal de contas, ninguém quer parecer mais velho do que realmente é, este efeito é graças a presença da vitamina A, que além de possuir antioxidantes, que retardam o envelhecimento, a vitamina A auxilia na boa visão.

Melhora As Juntas e Articulações: A falta de vitamina B faz com que as pessoas fiquem com dificuldade de locomoção ou ter problemas neurológicos, inclusive crianças, mas esta vitamina pode ser encontrada em outros tipos de alimentos.

Coadjuvante No Tratamento Estético: Reduz o envelhecimento, esfregar rodelas de abacaxi no rosto, ajuda a esfoliar a pele, e deixar o suco secar na pele, depois removendo-o com água limpa e aplicando um hidratante é um ótimo método para diminuir os sinais do envelhecimento. Essa técnica de esfregar o abacaxi, também ajuda a diminuir sinais de acne, e manchas na pele. Como é ácido, ajuda a remover as células mortas da pele, podendo ser jogado sobre a pele antes do banho, deixar secar por alguns instantes. Ajuda a eliminar verrugas, devido ao seu ácido e sua textura, basta aplicar uma fina rodela do talo central e esfregar até secar. Misture o suco com farinha de trigo ou de arroz, aplique como uma máscara e deixe descansar cerca de 10 a 20 minutos, é ótimo para abrir os poros e eliminar a formação de acne, além de deixar a pele com aparência mais jovem devido aos ácidos presentes na fruta.

Ajuda no alívio das dores pós treino de ginastica: A bromelina, uma enzima presente no abacaxi, possui efeitos anti-inflamatórios e é muito útil para os praticantes de atividades físicas que sofrem com o inchaço e dores após o treinamento, traumas, lesões musculares e dores nas articulações. Portanto, ajuda no rendimento de atletas e não atletas por otimizar o tempo de recuperação muscular e pode ser um excelente aliado para seus treinos.

Ajuda no ganho de massa muscular: É muito interessante descobrir os benefícios do abacaxi para a boa forma. Pessoas com objetivo de ganho de massa magra geralmente têm dietas ricas em proteínas. A bromelina é uma enzima que atua na digestão das proteínas, melhorando a quebra destas em aminoácidos, que são os componentes absorvidos pelo intestino e que irão ser utilizados como recurso pelos músculos para recuperação e construção de mais tecido muscular. Assim, o abacaxi ajuda a melhorar a digestão das proteínas em aminoácidos, otimizando o valor nutricional dos alimentos ricos nesse nutriente e o suprimento para os músculos. Quando consumido após o treinamento, o abacaxi também é uma boa fonte de carboidratos para a recuperação muscular imediata, uma vez que o exercício promove o consumo do glicogênio armazenado nos músculos e um treino mais intenso pode, inclusive, levar ao início da degradação de massa muscular como fonte energética. Além disso o abacaxi também contém potássio. Apesar de não conter quantidades extremamente elevadas – uma porção de 100g de abacaxi fornece cerca de 5% das quantidades diárias recomendadas – ele pode ser um aliado de outros alimentos que também contém esse mineral para que você consiga atingir a ingestão adequada. O potássio tem papel fundamental no equilíbrio de eletrólitos do organismo, na contração muscular e cardíaca, melhorando o desempenho esportivo e evitando a fadiga.

OUTROS BENEFÍCIOS DO ABACAXI PARA SAÚDE:  A Bromelina presente no Abacaxi tem propriedades anti-inflamatórias e, assim, ajuda na prevenção de artrite e dor nas articulações. As doenças de pele, como o acne, rosácea, dermatite, eczema, psoríase e pode ser impedida por seu consumo devido às propriedades anti-inflamatórias. A imunidade pode ser aumentada com o consumo do Abacaxi, por ser uma boa fonte de Vitamina C, que irá ajuda na luta contra várias doenças microbianas. Os Minerais como o potássio ajudam a controlar a pressão arterial e freqüência cardíaca. O Abacaxi é rico em Cobre, que desempenha um papel importante como um co-fator na síntese de células vermelhas do sangue. O Abacaxi tem propriedades antioxidantes, devido à presença de vitamina A e mostrou-se ser eficaz em proteger contra o cancro do pulmão e oral.

Abacaxi Emagrece? VERDADE

Quem deseja perder uns quilinhos indesejáveis pode consumir este alimento, pois ajuda que o corpo não retenha líquidos, ou seja, quando o corpo está retendo líquidos, pode acontecer de um certo aumento de peso, que pode ser perdido facilmente com o consumo de abacaxi e com uma dieta pobre em sal, pois este tipo de tempero ajuda a reter líquido também

Uma das maiores vantagens deste alimento é que possui poucas calorias, um copo com 250 ml possui em média 150 calorias, ou seja, é uma boa dose para quem deseja tomar um suco natural sem engordar e ainda ganhar alguma energia.

É Diurético: um dos benefícios mais úteis é o poder diurético, este é mais um motivo para usar esta fruta como um dos auxiliares na perca de peso, além de limpar o sangue, ajuda a fazer uma boa faxina por dentro, o que é bom para a nossa saúde.

Comer uma fatia de abacaxi após as refeições, na lanche da manhã ou da tarde vai te ajudar a manter a dieta e perder os quilinhos extras. Isso porque o abacaxi contém muita água (cerca de 87% do seu peso é de água) e fibras, além de baixa densidade calórica, apena 50 calorias por fatia. Essa combinação faz com que você se sinta satisfeito por mais tempo, e com poucas calorias. Além disso, ajuda a matar ou pelo menos enganar aquela vontade de comer doces e não fugir da dieta. Assim, você come menos e ainda tem o benefício de todas as vitaminas e minerais da fruta.

Utilidades Medicinais

Anemia – A acidez do abacaxi favorece, na digestão, a absorção de ferro. O anêmico pode, no intervalo das refeições, usar um pouco de suco de abacaxi diluído em água e adoçado com melado de cana.
Diurese – O suco de abacaxi é excelente diurético.
Falta de apetite – O suco de abacaxi, sem açúcar, tomado em pequena quantidade uma ou duas horas antes da refeição, ajuda a abrir o apetite.
Nefrolitíase – Para auxiliar na eliminação de cálculos, há tratamentos naturais específicos. O suco de abacaxi pode participar juntamente com outros sucos e chás. Pode-se passar alguns dias com dieta exclusiva de abacaxi, e tomar chás como o de quebra-pedra, folha de abacate, cana-do-brejo e cavalinha. Convém, entretanto, seguir orientação médica para cada caso.

Dicas para escolher as melhores frutas

No caso do abacaxi, a escolha pela cor da casca não vai ajudar muito, por isso você vai selecionar as frutas no ponto certo seguindo as seguintes dicas: Escolha as unidades mais pesadas em relação ao seu tamanho, independentemente de qual tamanho seja, as mais pesadas, proporcionalmente, serão as mais saborosas; Não leve para casa as frutas que contenham pontos moles, machucados, manchas escuras e até mesmo mofo, elas já vão ter passado do ponto; As frutas que tiverem um som oco quando bater levemente na casca ainda não estarão maduras ou serão menos saborosas;
E o principal fator: o cheiro. Escolha os abacaxis com um cheiro adocicado. Evite os que tiverem um cheiro azedo ou de fermentado.

Para que a fruta fique mais saborosa, mantenha em temperatura ambiente por 1 ou 2 dias antes de descascar e cortar. Em seguida, mantenha na geladeira por no máximo 2 dias caso não consuma imediatamente.

Atenção

Apesar de todos os aspectos positivos do consumo de abacaxi citados até aqui, alguns cuidados devem ser explicados:

  • Devido à ação enzimática da bromelina e à acidez do abacaxi, ele pode causar sensibilidade na boca se consumido em grandes quantidades, mas essa reação melhora em algumas horas.
  • Quantidades excessivas de bromelina podem também causar erupções cutâneas, vômitos, diarreia e excessivo sangramento menstrual. Nesse caso deve-se procurar um serviço de saúde imediatamente. O consumo em quantidades moderadas não irá causar este problema.
  • A bromelina também pode interagir com alguns medicamentos, portanto pacientes fazendo uso de antidepressivos tricíclicos, barbitúricos, anticonvulsivantes, anticoagulantes e antibióticos devem evitar comer muito abacaxi.
  • O abacaxi verde (antes de amadurecer) é perigoso, sendo tóxico para os seres humanos e causando vômito e diarreia severos.
  • Devido à sua acidez, pessoas com tendência a desenvolver aftas, com estomatite ou outros ferimentos na boca devem evitar o consumo de abacaxi.

 

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