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Cenoura

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A Cenoura, é uma raiz, rica em beta-caroteno, que possui dezenas de propriedades e benefícios para a saúde. Totalmente comestível, da raiz as folhas, e usada crua ou cozida, em preparo de saladas, doces, salgados, pães e muito mais. Um alimento versátil e que só traz benefícios para a saúde. Consumida praticamente no mundo inteiro, essa raiz é cultivada desde a época dos gregos e romanos. A parte mais consumida da planta é sua raiz, porém seus brotos também são comestíveis, mais pouco utilizados. Uma raiz que pode ser consumida crua, ou cozida.

Temos algumas variedades de cenouras, que podem ser de cores que vão desde o branco, passando para o amarelo, o laranja (ou cenoura, a variedade mais comum atualmente), o vermelho e o roxo.

São fontes de fibras dietéticas e de beta-caroteno, bem como de minerais. Auxilia na visão, a manter um bom estado da pele, entre dezenas de outros benefícios. Para o ser humano, o consume de 100 gramas de suas raízes diariamente ajuda a manter os níveis de vitamina A. Sendo que a parte mais nutritiva da plante é justamente a parte externa (casca) de sua raiz, por isso nunca recomendamos descascar, somente lavar a cenoura antes de consumir.

Valores Nutricionais

Cada 100 gramas de Cenoura (Daucus carota) contém:
Calorias – 51kcal
Proteínas – 1,5g
Gorduras – 0,3g
Provitamina A – 14500 U.l.
Vitamina K – 5 mg
Vitamina B2 (Riboflavina) – 30 mcg
Vitamina B3 (Niacina) – 0,3 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) – 27 mg
Potássio – 290 mg
Sódio – 100 mg
Cálcio – 45 mg
Fósforo – 40 mg
Enxofre – 22 mg
Cloro – 5 mg
Magnésio – 4 mg
Silício – 2 mg
Ferro – 1 mg

As cenouras são uma mina de ouro em nutrientes e é um vegetal que deve ser consumido diariamente, e pode ajudar muito na saúde. As cenouras contêm uma quantidade surpreendente de 490 fitoquímicos, dos quais, todos ajudam o corpo a funcionar melhor. Os fitoquímicos são substâncias de plantas bioativas naturais encontradas em frutas, legumes e nozes, que fornecem benefícios para a saúde humana. A cenoura também é rica em betacaroteno e fornece a dose notável de minerais como o cálcio, ferro, potássio, fósforo e outras vitaminas, tais como B, C, D, E e ácido fólico.

Quer em cru quer cozida a quantidade de açúcar da cenoura é igual. Já agora, são 3g de açúcar por 100g de cenouras. Muito pouco açúcar, portanto. São apenas 3%.

Benefícios para a Saúde

CORAÇÃO: Um estudo descobriu que o risco de doença cardíaca foi reduzido em 32% em pessoas que comiam pequena porção de cenouras por dia. Outro estudo que acompanhou idosos descobriu que aqueles que comeram uma xícara de cenoura ou abóbora por dia reduziu seu risco de doença cardíaca por um gritante 60%. Alguns estudos também mostram uma ligação entre o consumo de beta-caroteno e redução do risco de problemas cardíacos. As vitaminas C e A encontradas na cenoura são potentes antioxidantes que protegem as células dos danos provocados pelo radicais livres, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

DENTES e BOCA: A cenoura limpa os dentes e a boca. Raspa a placa bacteriana e retira os alimentos e partículas como uma escova ou pasta de dentes. As cenouras estimulam as gengivas e provocam muita saliva que, sendo alcalina, equilibra as bactérias da boca. Os minerais das cenouras evitam danos nos dentes.

PERDA DE PESO, DIETAS e COLESTEROL: As cenouras são grandes aliadas das dietas para perda de peso, porque são um alimento com calorias muito baixas, ricas em fibras e pouca ou nenhuma gordura. Também dão saciedade e tiram a fome. As cenouras são ricas em fibras solúveis porque são muito boas para combater a prisão de ventre e reduzir o colesterol. Comer cenouras nos ajudará a diminuir o colesterol e a prevenir a arteriosclerose. É um elemento alcalinizante da dieta, que ajuda a depurar o sangue. Também constituem num bom recurso para combater os vermes intestinais.

CABELO: Os benefícios da cenoura para o cabelo são tornar o cabelo mais forte, hidratado e brilhante, porque a cenoura tem carotenoides e vitamina A. Tanto a ingestão da cenoura, como o uso desta na composição de produtos como cremes para pentear, e shampoos.

OLHOS: As cenouras são uma grande fonte de beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no organismo e é essencial para a saúde ocular. Além disso, melhora a visão noturna e previne doenças oculares relacionadas à idade, como catarata e degeneração macular.

DIGESTÃO: As cenouras são uma grande fonte de fibras, o que é importante para manter o sistema digestivo funcionando corretamente. Ela também ajuda a você a sentir-se cheio assim você acaba comendo menos.

CÂNCER: Os altos níveis de antioxidantes presentes na cenoura, ajuda a diminuir o risco de câncer. Estudos descobriram que a cenoura pode ajudar a prevenir três dos tipos mais comuns de câncer: mama, pulmão e câncer de cólon. Eles são uma das poucas fontes alimentares que contém falcaria, um pesticida natural e álcool graxo que a pesquisa constatou que podem prevenir o câncer. As vitaminas C e A encontradas na cenoura são potentes antioxidantes que protegem as células dos danos provocados pelo radicais livres, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

AVC (Acidente Vascular Cerebral): A universidade de Harvard americana, realizou um estudo que mostrou que pessoas que comem mais de 6 cenouras por semana, tem menos chances de sofrer um AVC do que as que consomem em média 1 cenoura.

Ajuda no CRESCIMENTO: Um outro benefício do suco de cenoura devido à vitamina A, sendo por isso indicado para crianças, que apresentam maiores indices de crescimento.

FÍGADO e FUNÇÕES HEPÁTICAS: A ingestão regular de suco de cenoura, ou que contenha cenoura, ajuda a limpar o fígado e a manter saudáveis os níveis das funções hepáticas. Com um bom funcionamento do fígado, o corpo apresenta melhores índices de eliminação de toxinas.

ÚLCERAS: A Ingestão de cenouras, principalmente crua, ajuda no desenvolvimento das mucosas, prevenindo o aparecimento de úlceras, e também na sua cicatrização quando as mesmas já estão presentes.

SANGUE e ANEMIA: Promove a formação de glóbulos vermelhos no sangue pelo seu teor de ferro e cobre, impedindo assim a anemia, a arteriosclerose e a diminuição das defesas.

SISTEMA IMUNOLÓGICO: A vitamina C presente no suco de cenoura fortalece as defesas do organismo, enquanto que a vitamina A, diminui os riscos de infecções.

BRONZEADO: A ingestão da cenoura, aumenta os níveis de beta-caroteno que é o responsável pela cor acastanhada da pele, portanto beber sucos de cenoura e que contenham cenoura é uma ótima dica para quando você for se bronzear, o uso de bronzeadores que contenham extrato da cenoura também ajuda a pegar aquela cor maravilhosa e a deixar a pele macia após o sol. Para isso, comece a ingerir pelo menos 400ml de suco de cenoura 3 a 4 dias antes de pegar sol, e 3 a 4 dias após pegar sol.

Usos Fitoterápicos

1. É um vegetal ideal para preparar máscaras caseiras, como a máscara para manchas na pele.
2. O suco de cenoura, pode ser ingerido e aplicado na pele para o bronzeamento.
3. Mascar cenouras ajuda a prevenir doenças da gengiva e limpa os dentes.
4. Devido a presença de açúcares, é um ótimo cicatrizante, aplicar fatias de cenoura sobre cortes, ajuda a evitar o aparecimento de cicatriz.
5. Xarope de cenoura é ótimo para tratar a gripe, tosse seca e eliminar o catarro.
6. Tomar suco de cenoura diariamente ajuda a combater problemas na visão como a catarata.
7. Cataplasma das folhas de cenoura, são ótimos remédios para furúnculos e cura da acne.
8. Chá da folha da cenoura é um ótimo emagrecedor.

Como Escolher, Armazenar e Preparar

Deve-se escolher cenouras lisas, firmes, sem irregularidades ou rugas e cor uniforme (manchas verdes dão sabor forte e desagradável).

A cenoura, quando conservada em geladeira, pode permanecer em boas condições por 1 a 2 semanas.

Pode ser consumida em saladas (crua ou cozida), na forma de bolo, pão, purê, suflê, creme, doce ou suco. Ao preparar a cenoura, não é preciso descascá-las; basta raspar a superfície com uma faca. Ao cozinhá-la, utilize apenas o tempo necessário para deixá-la macia, mas crocante; assim se conservam o sabor e os nutrientes.

Uma curiosidade, evite misturar a cenoura com o suco de frutas cítricas pois o ácido deteriora a vitamina A presente nela, e também o ácido presente no vinagre destrói muito rapidamente as vitaminas presentes neste alimento. Prefira a ingestão de sucos com outras frutas como o mamão, ou mesmo puro. Na salada prefira temperos com o menor índice de acidez, e não coloque vinagre.

Um detalhe, é que quase sempre as folhas da cenoura vão parar no lixo, porém as mesmas são comestíveis, e podem ser usadas em saladas cruas, no preparo de molhos (pesto de folha de cenoura é delicioso), para se preparar chás medicinais, as folhas e ramos podem ser consumidas cruas ou cozidas. Assim como as raízes as folhas desses alimentos são também comestíveis e possuem as mesmas propriedades da raiz.

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