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Jaca

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A Jaca, é um fruto típico brasileiro, porém, originário da Ásia, com enormes propriedades e benefícios a saúde, vem ganhando cada vez mais consumidores devido à suas propriedades para a saúde e também seu doce e perfumado sabor. Vamos conhecer mais sobre essa delícia típica da região tropical, inclusive no Brasil onde é produzida comercialmente, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. De aroma inconfundível e sabor intenso, conheça suas propriedades.

A jaca é pertencente a família da fruta-pão, e sua parte comestível são os frutículos que nascem dentro da jaca e envolvem o seu caroço. E são basicamente “bagas” de cor amarelada, grudenta e de odor forte.

Seus frutos são consumidos de diversas formas, principalmente “in natura”, porém existem inúmeras variedades de doces e geleias que são produzidas, ela pode também ser consumida cozida, utilizada como substituto vegetariano à carne de frango desfiada. Em algumas regiões, seus caroços são torrados e descascados para serem consumidos como castanhas, e do seu fruto é também feito a aguardente.

É rico em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B.

Benefícios nutricionais

A Jaca é um alimento de baixa caloria. Ele fornece cerca de 100 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ela é rica em carboidratos e fornece fibras e proteínas. Além disso, A Jaca é uma boa fonte em Vitaminas e minerais, tais como a Vitamina A, Vitamina-B, Vitamina C, Vitamina E, Cálcio, Magnésio, Potássio e Fósforo.

Porção de uma xícara de jaca fatiada (165g)

Energia 155 calorias
Carboidratos 39,6 g
Proteínas 2,4 g
Gorduras 0,5 g
Fibras 2,6 g

Benefícios para a Saúde

Reduz a Pressão Arterial: é rica em potássio. O potássio Auxiliar no equilíbrio da quantidade de sódio no organismo, o principal fator que é responsável pela pressão arterial elevada. Ele ajuda a manter o nível de fluido ou seja, quantidade adequada de eletrólitos.

Previne o câncer: A Jaca é uma excelente fonte em antioxidantes e fitonutrientes como as saponinas e lignanas. Elas ajudam na supressão do impacto dos radicais livres e prevenção de danos oxidativos. Os radicais livres são responsáveis por danos no DNA e converte as células saudáveis em células cancerosas. Os Câncer de Cólon, pulmão e de boca podem ser combatida pelo consumo da Jaca.

Digestão: A Jaca é um excelente laxante. Ela é macia é rica em fibras dietéticas. Portando ajuda a promover o movimento do intestino de maneira saudável. As Fibras ajudam a proteger o revestimento da membrana da mucosa intestinal, reduzindo assim o aparecimento de câncer de cólon. A Jaca ainda tem propriedades anti-úlcera.

Imunidade: Jaca contém uma excelente quantidade de vitamina C e antioxidantes que aumentam a função do sistema imunológico. Ela tem grandes benefícios para o sistema imunologico que nos protege contra doenças comuns como tosse, resfriado e gripe. A vitamina C, também aumenta a função do sistema imunitário para proteger de infecções.

Energia: Jaca contém alta quantidade de carboidratos e calorias. Ela também contém uma boa quantidade de açúcar simples, como frutose e sacarose, assim, fornece um impulso rápido de energia. Também não tem nenhum teor de colesterol. Isso, faz com que a jaca seja um exemplo de alimento saudável.

Cancro do cólon: Jaca contém gorduras alimentares que ajudam a limpar as toxinas do cólon. Assim, reduz os efeitos da toxina do cólon e protege contra o cancro do cólon.

Saúde dos Olhos: Jaca contém vitamina A, um nutriente importante para a saúde dos olhos. Ele aumenta a visão do olho e protege contra os radicais livres. Como é uma fonte rica de outros antioxidantes, é altamente eficaz para evitar a degeneração da retina. Então jaca protege de catarata e degeneração macular.

Saúde da Pele e Envelhecimento: O envelhecimento é causado por um fator natural como o aumento da idade. Mas, devido à poluição, radiação Ultra Violeta e a fumaça o processo de envelhecimento tem sido estimulado a ser mais rápido do que o natural. A principal causa do envelhecimento são os radicais livres produzidos em nosso corpo devido ao estresse oxidativo, causado pela alta à poluição. Mas antioxidantes provaram destruir esses radicais livres para retardar o processo de envelhecimento. Também foi provado que as pessoas que comem alimentos ricos em antioxidantes têm efeito de retardar o envelhecimento natural. Então jaca prova ser melhor alimento para retardar o processo de envelhecimento natural. Também comer jaca mantém o nível de hidratação da pele alto e protege de doenças de pele.

Asma: Estudos provam o quanto a jaca é benéfica para pacientes com asma, melhorando os níveis de saturação e diminuindo os espasmos.

Saúde óssea: Jaca contém alta quantidade de cálcio, que fortalece e promove a saúde dos ossos. O que a torna um excelente alimento para prevenir a osteoporose. Níveis elevados de potássio da jaca diminuem a perda de cálcio através do rim. Por isso, aumenta a densidade de cálcio nos ossos e fortalece.

Anemia: Jaca contém vitaminas A, C, E, K, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B6 e minerais como cobre, manganês e magnésio, que são importantes para a formação do sangue. Também devido à alta quantidade de vitamina C, jaca aumenta a capacidade do corpo de absorver ferro. Assim, é eficaz para prevenir e curar a anemia.

Tireóide: O cobre desempenha um papel importante no metabolismo da glândula tiroide, especialmente na produção e a absorção de hormônios; sendo uma ótima fonte desse mineral. Os desequilíbrios com níveis de hormônios podem influir não só na saúde, mas também na estética, pois há inúmeras pessoas que sofrem com descontrole sobre os níveis de tireoide. Os benefícios da jaca podem atingir o funcionamento metabólico da tireoide, auxiliando no controle, reduzindo ou prevenindo os impactos sobre o organismo.

Cabelos bonitos: A suplementação de vitamina A para a saúde de seus cabelos pode ser substituída pela presença da jaca em sua alimentação. Essa vitamina pode reforçar o brilho e hidratação dos fios, além de reparar o aspecto quebradiço e seco. Os benefícios notados na saúde dos cabelos também são obtidos a partir da ação dos nutrientes sobre a circulação sanguínea.

hemorroidas: Esse é um problema que atinge mais pessoas do que sabemos, por isso é importante termos conhecimento de que a jaca pode prevenir ou reduzir os sintomas causados por hemorroidas e desconfortos causados por inchaços na região anal. As fibras auxiliam na melhor eliminação das fezes, evitando e reduzindo as dores, sangramentos e desconfortos no momento da excreção.

Métodos de Consumo

A maioria das pessoas descarta as sementes, mas elas também são muito nutritivas: com 22% de amido e 3% de fibra alimentar. Podem ser consumidas assadas, torradas, cozidas ou em forma de farinha (uma alternativa de proteína alimentar que pode ser utilizada em diversas receitas). Lembrando que as sementes frescas não podem ser mantidas nesse estado por muito tempo.

Já seus frutos podem ser empregados em saladas de frutas, e sucos naturais, más também podem ser cozidos e servidos em doces, geleias, em calda, seca, cristalizada, enfim, de inúmeras maneiras. Seu caldo, também pode ser usado para fazer aguardente, e seus frutos para aromatizar licores, e a própria aguardente.

Quem conhece comida vegana, ou macrobiótica já deve ter visto o emprego dos frutos da jaca verde, e da jaca-dura em substituição a carne. A fruta, de preferência naquele estágio um pouco anterior ao amadurecimento, é ótima para receitas salgadas.

Por ser bem neutra e quase não possuir gosto, ela pega bem qualquer tempero adicionado. Sua textura torna-se semelhante à do frango, mas obviamente o gosto não, o que a fez popular entre os vegetarianos: é possível encontrar barracas de coxinha de jaca por aí. Além disso, ela é uma ótima opção para receitas como “carne louca”, recheios de tortas, pasteis, empadas, fricassê e o que mais a imaginação quiser. A fruta permite que os vegetarianos explorem uma nova dimensão de pratos já conhecidos.

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