Publicado em

Sucos Funcionais, como incluir na sua dieta e colher resultados!

Tempo de Leitura: 7 minutos

Com o calor do Brasil, nada melhor que um bom suco gelado para hidratar o corpo, e ingerir fibras, minerais e outros elementos que as frutas, legumes e verduras trazem para nosso corpo. Além de todos esses benefícios, os sucos funcionais combinam ingredientes e aditivos naturais que ajudam o metabolismo do corpo. Neste artigo vamos falar sobre como usar esses sucos para melhorar sua dieta, emagrecer, ganhar massa muscular enfim, usar uma das funcionais dos ingredientes. A nomenclatura ainda é incerta. Uns chamam de sucos funcionais, outros de suco “Detox” fazendo referência à ação desintoxicante dos sucos, que também é bem popular no meio. Nomenclaturas à parte, esses sucos vem fazendo o maior sucesso. Os chamados sucos funcionais são sucos que além de saborosos e nutritivos representam uma série de benefício a quem os consome. Os benefícios vão desde uma melhora no funcionamento de órgãos como o intestino e o fígado, até o tratamento de males como prisão de ventre.

Valores Nutricionais

Embora cada suco tenha elementos e valores diferentes devido a sua composição, todos são extremamente nutritivos, e podem substituir uma refeição em pessoas que queiram fazer dieta de restrição de calorias.

Os sucos funcionais são feitos a partir de combinações entre ingredientes como frutas, verduras, legumes e farinhas e oleoginosas, maximizando assim o poder nutritivo do suco. Existem sucos funcionais feitos com até dez ingredientes diferentes.

Qualquer um pode ingerir sucos funcionais?

Sim, por se tratarem de sucos feitos com ingredientes naturais e sem maiores contraindicações, os sucos podem ser ingeridos por qualquer pessoa. Há relatos inclusive de pessoas que adotam o suco como base de suas dieta, tomando até 4 copos por dia. E, sim, é possível emagrecer com eles, desde que os sucos estejam aliados a uma dieta bem balanceada. Muitas pessoas que aderiram os sucos relatam que conseguiram emagrecer até 10 kg em 1 mês.

A única ressalva que deve ser feita é para aqueles que desejam ingerir apenas os sucos, abrindo mão das refeições normais. Tal medida é desencorajada por especialistas em nutrição, uma vez que por mais que sejam nutritivos, não substituem uma boa dieta equilibrada. É fundamental que além dos sucos, mantenha-se o consumo de vitaminas, proteínas e minerais não presentes nos sucos, mas fundamentais ao nosso organismo. Além disso os sucos também não têm uma quantidade significativa de carboidratos e gorduras. Embora indesejáveis, em quantidade adequada, ambos também são fundamentais a uma dieta diária. Ou seja, nada de parar de almoçar ou jantar para tomar os sucos. Por outro lado, substituir o café da manhã, ou uma das refeições por um suco, por períodos de dieta, é uma boa pedida.

Quais são as Propriedades dos Sucos Funcionais?

As propriedades dos sucos funcionais variam, apresentando funções como: limpeza do organismo, equilibradores de pH, energizante, benéfico para pele, diurético, antioxidante, repositor de nutrientes, aceleradores de metabolismo, preventivo de doenças, benéfico para órgãos-alvo, regulador do trânsito intestinal, combatentes do inchaço, entre outras.

Via de regra, cada suco vai ter funcionalidades específicas, e podem ser desenvolvidos ou equilibrados individualmente para suprir as necessidades de cada pessoa, feitos praticamente sobre medida.

SUCOS DETOX

Os chamados sucos DETOX servem para ajudar o corpo a eliminar toxinas, através de sua ação diurética e também da regulagem do trânsito intestinal com fibras além de aditivos que ajudam o corpo a manter o metabolismo de outros alimentos em dia. Cada ingrediente do suco detox, tem uma função, no nosso guia, temos as propriedades da maioria dos componentes de um suco detox.

Sucos com abacaxi são diuréticos e ajudam o corpo a eliminar toxinas, e funcionamento dos rins. O Mamão, é rico em papaína, e tem uma ação imediata como laxativo, fazendo o intestino trabalhar e soltando todas as gorduras presas no trato digestivo. A Laranja, é rica em vitamina C que melhora nossa disposição, e imunidade. Melância, é praticamente formada de água e fibras, que são benéficas ao intestino e melhoram as funções de regulagem do pH do corpo. O Morango é extremamente rico em nutrientes e melhora as funções e regulando o pH. Cenoura, é um elemento que ajuda na beleza da pele e traz muitos nutrientes. Couve, é uma verdura de cor escura, rica em ferro, e em nutrientes e minerais, além de fibras. Gengibre, é uma fonte de fibras e ajuda o intestino a funcionar, além de diminuir a absorção de gorduras. Linhaça é uma fonte de gordura natural, que dá a sensação de saciedade ajudando no emagrecimento, a aveia é uma das principais fontes de proteínas e de fibras, ajudando na saciedade e no trato intestinal possui uma enorme quantidade de fibras. Chia, apareceu como um elemento fantástico devido a sua rica fonte de minerais essencial na reposição de eletrolíticos do corpo. A quinua, é um grão rico em proteínas e de baixo carboidrato que ajuda na sensação de saciedade e absorção de nutientes pelo intestino. A Canela ajuda o corpo a aumentar a produção de alguns hormônios e se aquecer, o que faz com que o corpo queime maiores quantidades de caloria para controlar a temperatura. Colágeno, é essencial para manter a firmeza da pele, e muito necessário para quem está emagrecendo e quer se livrar de estrias e celulite.

SUCOS TERMOGÊNICOS

São sucos que possuem elementos que ajudam a destruir a gordura, seja pela sua ação ácida, ou pelo aumento da temperatura corporal, são ideais para quem quer perder peso, ou diminuir a retenção de líquidos do corpo pela ação diurética, além de mudar os níveis metabólicos pelo uso de ingredientes que alteram a temperatura corporal.

Um dos elementos mais importantes é o colágeno, pois como os sucos ajudam a eliminar gordura, a sua presença ajuda a manter a pele evitando estrias e celulite. As frutas cítricas presentes neles como a laranja, o limão, o abacaxi e o maracujá servem para desintegrar a gordura devido a sua ação ácida. Já as frutas como a uva a maçã e o morango são reguladores de pH e ajudam o corpo a aquecer devido a presença de elementos que regulam a temperatura corporal. Junto com a canela, a marapuama e o guaraná fazem o corpo acelerar o metabolismo e eliminar gordura ao mesmo tempo que aumenta o consumo de calorias.

SUCOS SECA BARRIGA

Combinam elementos diuréticos com elementos ricos em fibras, que fazem o corpo eliminar muitas gorduras e fazem o intestino funcionar. Elementos como o Mamão, e a Cenoura ajudam a eliminar a gordura, a presença de colágeno ajuda a pele, e o melão e kiwi ajudam ao funcionamento do figado.

SUCOS PARA MASSA MUSCULAR

São sucos que possuem elementos ricos em gorduras como o abacate, e a presença de proteína como a Albumina que vem da clara do ovo, que dão energia para quem esta malhando e quer adquirir mais massa. A Banana é rica em potássio e ideal para quem faz musculação pois ajuda a melhorar os músculos e evita cãibras. O Guaraná e a Marapuama são arvores brasileiras que ajudam a estimular o sistema nervoso deixando a pessoa mais ativa, e a granola que possui mais de 30 elementos que ajudam na saciedade e na quantidade de nutrientes.

Qual o melhor horário para consumir os sucos?

Os sucos detox, são ideais para serem consumidos no café da manhã (substituindo essa refeição) pois vão fazer seu metabolismo funcionar o dia inteiro, ou logo após o treino, onde o corpo precisa de uma hidratação rápida e os nutrientes são absorvidos mais rapidamente.

Já os termogênicos, são ideais para serem consumidos na substituição do jantar, pois é o horário que geralmente um alimento leve e que dê saciedade para a noite toda, ao mesmo tempo que aumentam o consumo de calorias devido a ação de aquecer o corpo, ou para serem consumidos antes do treino, pois melhoram o rendimento devido ao aumento da temperatura corporal.

Já os sucos para massa muscular, devem ser consumidos em substituição as refeições intermediaria como lanche da tarde, ou antes dos treinos de musculação, pois são leves e são fontes de nutrientes necessários quando o corpo está em atividade, além de possuírem propriedades que melhoram o desempenho como o guaraná.

Por fim, os sucos seca barriga devem ser usados em substituição ao almoço ou jantar, e combinados com uma dieta balanceada, pois dão saciedade e melhoram o funcionamento intestinal, quem já fez a dieta e quer manter o peso, deve consumi-los no período da manhã, para durante o dia inteiro se beneficiarem das suas propriedades.

Comentários