Publicado em

Laranja

Tempo de Leitura: 11 minutos

A Laranja, é um fruto ácido e adocicado, muito consumido em sucos, doces e ao natural. Possui uma enorme quantidade de benefícios para a saúde, é facilmente encontrada em todo o Brasil. Vamos aprender mais sobre os benefícios dessa deliciosa fonte de vitaminas.É uma fruta, que pode ser descascada e comida ao natural, ou espremida para se obter o suco, que sem dúvida é um dos sucos de frutas mais consumidos e que vem ganhando muitos adeptos ao sabor e aos seus benefícios em todo o mundo.

Como podemos ver, seu interior pode ser consumido in natura, ou como doce, seu sumo pode fazer parte de molhos doces e salgados, sua casca pode ser preparada em pratos doces, cristalizada, ou raspada em saladas e pratos salgados, e até mesmo seus caroços podem ser usados para ornamentação.

A origem das frutas do gênero Citrus confunde-se, no tempo, com a história da humanidade. Sabe-se apenas que a maior parte dos frutos cítricos é originária de regiões entre a Índia e o sudeste do Himalaia, onde se encontram, ainda em estado silvestre.

Valor nutricional

Quantidade por 100 g de alimento
Alimento Laranja fresca Suco de Laranja
Energia 65 kcal 47 kcal
Proteína 1,0 g 0,7 g
Gordura 0,1 g
Carboidrato 11,5 g 8,5 g
Fibras 1,1 g
Vitamina C 56,9 mg 94,5 mg
Potássio 174 mg 173 mg
Ác. Fólico 31 mcg 28 mcg
 Vitamina A – 195 U.l.  195 U.l.  195 U.l.
 Vitamina B1 (Tiamina) 135 µg  135 µg
 Vitamina B2 (Riboflavina) 150 µg1 50 µg
 Vitamina B3 (Niacina)   0,25 mg   0,25 mg

A laranja pode ser consumida fresca, na forma de suco ou ser adicionada em receitas de bolos, geleias e sobremesas. Além disso, sua casca também é rica em antioxidantes e melhora a digestão, podendo ser usada para fazer chá ou na forma de raspas adicionadas à receitas.

Cálcio – 45 mg
Potássio – 36 mg
Fósforo – 21 mg
Sódio – 13 mg
Enxofre – 11 mg
Magnésio – 8 mg

A laranja é muito conhecida por ser fonte de vitamina C. A vitamina C é o seu nutriente mais importante. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa. As laranjas produzidas em agricultura biológica e orgânica são mais ricas em vitamina C.

A forma mais eficiente de se beneficiar de todos os nutrientes da laranja é consumi-la fresca ou tomar seu suco. O suco terá níveis mais elevados de quase todos os nutrientes devido à sua concentração. No entanto, uma porção do suco contém o dobro de calorias e 85% menos de fibras do que a fruta.

Eles são compostas por vitaminas A, B e C, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, colina e outros nutrientes. Além disso, a fruta tem mais de 170 fitoquímicos e mais de 60 flavonoides com fortes efeitos anti-inflamatório e antioxidante.

Benefícios Para a Saúde

A maioria dos benefícios de saúde desta fruta cítrica têm sido atribuídos ao seu conteúdo elevado de vitamina C. Curiosamente, os pesquisadores italianos descobriram que beber um copo de suco de laranja fornece benefícios de proteção melhores do que simplesmente tomar suplementos de vitamina C. No entanto, para usar o suco de laranja eficazmente para a sua saúde, beba com moderação, de 500 ml a 1500ml por dia, pois o consumo excessivo de suco pode causar cárie ou desgastar o esmalte do dente devido a seu conteúdo ácido e açúcar.

Aumenta a Imunidade: Sendo uma fruta cítrica, laranjas são carregadas com vitamina C, que é essencial para fortalecer o sistema imunológico. Vitamina C promove a produção de glóbulos brancos que lutam contra vírus, bactérias e outros invasores estrangeiros. Além disso, laranjas contêm muitos polifenóis que protegem contra infecções virais. Elas fornecem vitamina A, ácido fólico e cobre, todos os nutrientes que desempenham um papel crucial para estimular a imunidade. Comer umas laranjas ou beber um copo ou dois de suco de laranja diariamente pode dar um impulso em seu sistema imunológico.

Rejuvenesce a Pele: O conteúdo elevado de vitamina C nas laranjas a torna uma fruta excelente para a pele clara. Essa vitamina antioxidante combate danos à pele causados pela exposição ao sol e poluição ambiental. Além disso, desempenha um papel chave na formação do colágeno, melhorando a elasticidade da pele e reduzindo rugas. Para obter os benefícios desse fruto cítrico para a pele, você pode comer laranjas, beber suco e também aplica-lo. Você ainda pode usar as cascas da fruta para fazer uma máscara facial. O ácido cítrico em cascas clareia a pele e também abre os poros entupidos.

Reduz o Colesterol: Laranjas contêm pectina, uma fibra solúvel que armazena colesterol e elimina-os do corpo antes que seja absorvido pela corrente sanguínea. Além disso, eles contêm a hesperidina flavonone que reduz o colesterol, bem como os níveis de pressão arterial. Na verdade, pesquisas indicam que a flavanone presentes no suco de laranja baixa o colesterol LDL (ruim) e também aumentam a taxa de colesterol bom-para-mau. Então, inclua uma laranja, bem como um copo de suco de laranja fresco em sua dieta regular para combater problemas de colesterol. Beber dois copos de suco de laranja fresco diariamente também ajudará a baixar a pressão arterial.

Coração Saudável: Sendo rico em antioxidantes, folato e potássio, são ótimas para a saúde do coração. Os antioxidantes, especialmente vitamina C, presente nas laranjas protegem as artérias dos radicais livres e previnem a oxidação do colesterol. Além disso, tem fitoquímicos que impedem que as plaquetas se colem e fortalecem os vasos sanguíneos que transportam oxigênio e nutrientes para as células do corpo. Ácido fólico, ou vitamina B9, processa o aminoácido homocisteína no organismo.
Altos níveis de homocisteína podem causar um ataque cardíaco, independentemente dos níveis de colesterol de uma pessoa. Potássio é outro nutriente fundamental para a saúde do coração, que desempenha um papel fundamental nas funções do coração e contrações musculares. Além disso, segundo pesquisa a hesperidina flavonone presente na fruta e seu suco contribui para o efeito protetor vascular.

Protege contra Artrite Reumatoide: De acordo com um estudo publicado no Jornal Americano de Nutrição Clinica, beber um copo de suco de laranja espremido na hora diariamente pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver artrite reumatoide. Sendo uma boa fonte do antioxidante da vitamina C, suco de laranja ajuda a reduzir o inchaço e inflamação das articulações. Além disso, seus fitonutrientes zeaxantina e a beta-criptoxantina protegem contra dano oxidativo que pode resultar em inflamação.

Previne Pedras nos Rins: A grande quantidade de vitamina C presente nas laranjas também é excelente para a saúde renal. Ajuda a reduzir o risco de desenvolver pedras no rim, aumentando o nível de citrato na urina, que neutraliza os ácidos e inibem a formação de pedra nos rins, ao reduzir a cristalização do ácido úrico e oxalato de cálcio. Na verdade, pesquisadores sugerem que beber um copo de suco de laranja diariamente pode ser mais eficaz na prevenção de pedras nos rins do que outros sucos de frutas cítricas.

Perda de Peso: As laranjas são um superalimento incrível para perda de peso. O alto teor de fibra e vitamina C da fruta promove perda de peso. A fibra mantem você saciado e ajuda você a comer menos ao longo do dia, a vitamina C converte a glicose em energia e ajuda na queima gordura. Além disso, as laranjas são uma grande fonte de baixa caloria e sem gordura de nutrientes necessários para um corpo saudável. Para obter melhores resultados, comece o dia com uma laranja e também beber um copo de suco de laranja fresco diariamente. Fique longe de sucos de frutas embalados, muitos são carregados com adoçantes e conservantes.

Previna o Câncer: Laranjas também ajudam a prevenir o câncer por causa de seus compostos antioxidantes, como a hesperidina e naringenin que combatem os radicais livres. Zeaxantina e carotenóides, em especial, protegem contra diferentes tipos de câncer, especialmente câncer de próstata. Os compostos chamados albuminoides presente na fruta combatem o câncer de boca, mama, pulmão, pele, estômago e cólon. Os pais também devem saber que um estudo publicado no Jornal Americano de Epidemiologia descobriu que a ingestão de suco de laranja e bananas nos primeiros dois anos de vida, pode reduzir o risco de desenvolver leucemia infantil. Além disso, o suco de laranja contribui para a quimioprevenção mamária, câncer hepático e de cólon.

Mantém os Olhos Saudáveis: Legumes e frutas amarelos e cor de laranja são excelentes para os olhos, eles são ricos em beta-caroteno, um precursor de vitamina A, que é vital para os olhos. Além de beta-caroteno, laranjas contêm outros carotenóides que são convertidos no organismo em vitamina A. Os carotenóides luteína e zeaxantina, por exemplo, são importantes para proteger contra doenças oculares crônicas. Além disso, a vitamina C e outros antioxidantes em laranjas, reduzem o risco de desenvolver catarata e retarda a progressão da degeneração macular relacionada à idade.

Acalma os Nervos, e Diminui a Ansiedade: A laranja é ideal para acalmar os nervos em momentos de crise. Para isso, se recomenda preparar uma infusão com folhas de laranja em uma xícara de água bem quente.

Problemas do sistema urinário: Contra os problemas da bexiga e da próstata, beber suco de laranja durante o dia ajudará a estimular suas funções, combaterá infecções e ajudará a desinflamar. É uma fruta ácida, o que aumenta a eliminação de urina (diurética) e ajuda no tratamento de cistites e outras doenças urinárias.

Amigdalite: Para combater este problema se recomenda tomar em jejum um copo de suco de laranja batido com três cristais de aloe vera.

Reduzir a febre: O suco de laranja por seu alto conteúdo de vitamina C elimina toxinas e reduz febres ao mesmo tempo em que alimenta o corpo.

Obesidade: Por seu baixo conteúdo em carboidratos e propriedades depurativas, a laranja ajuda a combater a obesidade.

Combate o Envelhecimento: Laranjas são consideradas muito boas para o anti-envelhecimento. Porque contém compostos antioxidantes que combatem os radicais livres, que contribuem para o envelhecimento e uma série de doenças degenerativas. A pesquisa sugere que a vitamina C, que laranjas têm em abundância, é uma vitamina antioxidante essencial neste sentido. Na verdade, um copo de suco de laranja pode cumprir um quinto da exigência diária de toda a quantidade necessária de vitamina c. Laranjas também previnem o envelhecimento prematuro da pele, assim como a vitamina C e beta-caroteno facilitam a reparação da pele.

Aumenta a Imunidade: A Laranja é uma das principais fontes de vitamina C. A Vitamina C é um anti-oxidante natural, que protege contra danos por radicais livres e auxilia na reconstrução de colagénio na pele. Além disso, A Vitamina C mantêm afastado doença causando micro-organismos. O Flavonóides como hesperetina, naringina e naringenina estão presentes na Laranja. Eles são conhecidos em aumentar a imunidade e ainda tem propriedades anti-inflamatórias. A Laranja é rica em Vitaminas do Complexo-B como tiamina, piridoxina e folatos. A vitamina B é conhecida em aliviar o stress, ansiedade e depressão. A queima de gorduras é acionado por ele. Ele também ajuda a reparar danos ao DNA.

Melhora a Digestão: As Laranjas são ricos em fibras que ajuda no movimento intestinal adequada. Eles, juntamente com a vitamina C ajuda na produção e liberação de sucos digestivos, com isso irá ajuda na promoção da digestão pela desintegração adequada de partículas de alimentos. Azia e inchaço pode ser reduzido pelo seu consumo.

Bagaço da Laranja

É no bagaço da laranja que são encontrados a maior parte das fibras. Além disso, na parte branca encontra-se a pectina, que exerce várias funções para o organismo. Na boca ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra cárie dentária. No estômago, ela aumenta o volume do alimento, causando sensação de saciedade. No intestino grosso, a pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer do intestino grosso. O bagaço da laranja também estimula o funcionamento do intestino, ótimo para aqueles com intestino preso.

Suco de Laranja

O suco tem potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial. Possui também betacaroteno, um renovador celular, e vitamina C que facilita a absorção do ferro (de alimentos como feijão). O consumo da vitamina C também faz bem à pele. Para aproveitar o máximo dos nutrientes do suco de laranja, faça o suco no liquidificador ou em uma centrífuga (que aproveita o suco da laranja inteira). Se você espremer a laranja, a maioria dos nutrientes não serão aproveitados.

Dicas

Antes da caminhada tome um copo de suco de laranja: ele dá energia, hidrata o corpo e diminui o colesterol. Consuma a vitamina C junto com a vitamina E, assim os antioxidantes tornam-se mais potentes. Fontes de vitamina E incluem amêndoa, semente de girassol, pimentão e grão de bico.

Propriedades da laranja

É um potente antioxidante: a laranja está composta por vitamina C, flavonoides e betacaroteno, os quais em conjunto funcionam como um potente antioxidante, o qual ajuda a limpar o organismo prevenindo doenças vasculares, cardíacas, degenerativas, câncer, entre outros.

É uma fonte rica de vitamina C que possui um papel muito importante no organismo, já que ajuda na formação do colágeno, ossos, dentes, glóbulos vermelhos, e favorece a absorção de ferro dos alimentos e a resistência as infecções.

Reduz o estresse e a depressão: o ácido cítrico por sua grande riqueza em vitaminas e oligoelementos fazem com que a laranja seja uma grande aliada para combater os momentos de estresse e depressão.

É depurativa: a laranja possui propriedades que ajudam a eliminar as substâncias que não foram metabolizadas e que se alojam em diferentes órgãos. Também possui propriedades desinfetantes e microbicidas, que ajudam a melhorar a saúde do organismo.

Favorece o sistema digestório: a laranja possui magnésio, um mineral que se relaciona com o funcionamento do intestino, nervos e músculos. Atua como um analgésico para as dores de estômago, desinfeta e dissolve os resíduos acumulados para facilitar a digestão.

Ajuda na absorção de ferro: a vitamina C aumenta notavelmente a absorção de ferro, ajudando muito aquelas pessoas que sofrem de anemia ferropriva.

Combate o colesterol: ao ser uma fonte rica de vitamina C, flavonoides e betacaroteno e fibras, a laranja é ideal para combater o colesterol ruim (LDL).

Cuida da saúde da pele: a laranja possui propriedades muito benéficas para a pele, já que ajuda a manter a pele hidrata e saudável. É ideal para reconstruir a pele e reparar os tecidos lesionados.

Comentários