Publicado em

A importância da Nutrição nas Fases da Vida

Tempo de Leitura: 3 minutos

Hoje em dia a preocupação com a alimentação na rotina das pessoas esta cada vez maior, seja por um estilo de vida, por perda de peso ou para tratamento de doenças. A nutrição humana tem inicio na gestação e passa por todas as fazes da vida. É através da alimentação que o organismo recebe os nutrientes necessários para manutenção da saúde, por esse motivo devemos ter desde a infância hábitos alimentares saudáveis. Cada fase da vida precisa de uma demanda energética e nutricional diferente, vamos falar um pouco sobre essas fases, e as necessidades dela.

Hoje em dia a preocupação com alimentação na rotina das pessoas esta cada vez maior, seja por um estilo de vida, por perda de peso ou para tratamento de doenças.

A nutrição humana tem inicio na gestação e passa por todas as fazes da vida do ser humano. É através da alimentação que o organismo recebe os nutrientes necessários para manutenção da saúde, por esse motivo devemos ter desde a infância hábitos alimentares saudáveis.

Infância

Quando ocorre o crescimento, qualquer deficiência nutricional por mínima que seja, pode afetar gravemente o desenvolvimento da criança. Desde cedo ela deve ter uma alimentação adequada consumindo verduras, legumes, frutas, carnes, leguminosas e cereais.

Adolescência

As necessidades nutricionais são grandes e por isso é muito importante manter uma alimentação equilibrada. Nessa fase os adolescentes se preocupam muito com a estética corporal, pois querem ter o corpo perfeito segundo a moda atual. Para alcançar seus objetivos muitas vezes fazem dietas absurdas, sem o acompanhamento de um profissional. Essa busca pelo corpo desejado associada as deficiências causadas pela falta de nutrição adequada pode desenvolver severas patologias e transtornos alimentares como bulimia e a anorexia.

Adulta

A nutrição faz uma manutenção e prevenção da saúde. Se no passado o individuo teve uma boa base alimentar, não terá problemas nesta fase, porem se ele traz um histórico de alimentação inadequada, a reeducação alimentar pode ajudar na busca de um organismo mais saudável e na prevenção de doenças, e na melhoria da estética corporal.

Idoso

A nutrição pode tratar e prevenir doenças. A medida que envelhecemos, nossas necessidades energéticas diminuem, mas as necessidades de nutrientes continuam as mesmas, nesta etapa, valoriza-se a ingestão de alimentos com alto valor nutricional.

Alimentação Equilibrada

Uma pessoa que se alimenta adequadamente possui mais disposição para realizar atividades diárias e melhora a autoestima.

Através dos benefícios de uma alimentação saudável é possível evitar uma série de doenças como a obesidade, o câncer, catarata, artrite, osteoporose, anemia, hipertensão, diabetes, hipotireoidismo e diversos tipos de distúrbios hormonais.

O importante é lembrar que a alimentação adequada, balanceada e rica em nutrientes junto com a pratica de exercícios físicos, ajudam o seu corpo a ter saúde por uma vida inteira.

Se alimentar bem, não é sinônimo de comer em excesso, e sim ter uma dieta balanceada, que atenda as necessidades calóricas do individuo, e que ao mesmo tempo supra a necessidade de vitaminas e minerais necessários para a boa saúde.

Devemos sempre ter em mente, que cada individuo é diferente, e portanto possui necessidades diferentes, ou seja, aquela dieta que sua melhor amiga está fazendo e é ótima, pode não ser ideal para você e vice-versa.

Para ter uma alimentação saudável que traga benefícios para sua saúde, procure um nutricionista para avaliar suas necessidades nutricionais.

Comentários