Publicado em

Qual o melhor horário para malhar de acordo com seu objetivo

Tempo de Leitura: 3 minutos

Não existe um horário ideal para praticar esportes ou fazer exercícios físicos, o que manda é a disponibilidade de cada um, porém, nosso organismo reage as fases do dia de maneira diferente, dai para determinadas funcionalidades como ganho de massa muscular, perda de peso, condicionamento físico o horário pode ajudar. Veja algumas dicas para praticar atividades em cada uma das fases do dia.

MANHÃ

A atividade logo no período da manhã, traz como principal benefício o de acelerar o organismo já no inicio do dia aumentando a disposição para realização das atividades cotidianas. Outro beneficio é que a recuperação do corpo (dores do treino) ser mais rápida. Quem deseja ganhar massa muscular deve preferir os treinos constantes nesse horário.

Este também é o melhor horário para quem quer perder peso, já que o fato de acelerar o organismo durante todo o dia, aumenta o consumo de calorias pelo corpo em repouso e pela realização das atividades cotidianas.

Um dos cuidados que devemos ter, é o da alimentação, pois praticar esportes antes da primeira refeição pode ser perigoso devido a queda da glicemia, e praticar atividades com a barriga muito cheia pode causar enjoos e outros males, portanto, antes de treinar devemos ter uma dieta rica em frutas, sucos naturais, e fibras, e com poucas gorduras o que garante um treino sem riscos. O ideal é se alimentar e ter entre 40 minutos e 1 hora antes de uma atividade mais pesada como a musculação.

TARDE

O período após as 15 horas, é ideal para quem quer realizar treinos e atividades que precisem de mais força, como o cross-fit ou a musculação para ganho de massa, nesse período diversos fatores metabólicos ajudam o corpo a ter níveis de força maior, onde a temperatura do corpo costuma ser maior.

Esse horário em contra partida, não é o mais indicado para quem quer perder peso, ou realizar atividades aeróbicas, devido ao horário das refeições, e o aumento do calor corporal.

O Horário logo após o almoço ou seja, das 13 as 16 horas sim, é indicado para a realização de atividades mais aeróbicas focadas na perda de peso, o corpo tem os níveis de energia necessários, ao mesmo tempo que o ambiente ajuda na queima de calorias e na diminuição de medidas e de gorduras.

NOITE

O Horário noturno, é muito indicado para quem quer ganhar flexibilidade, resistência e força, já que aumenta s níveis do metabolismo quando eles já estão diminuindo.

A pratica de atividade a noite, como caminhada, pedalada, ou outro treino aeróbico é ideal para controle de ansiedade, e também melhora na insonia. Porém, vale lembrar que essa atividade deve ser realizada de 1 a 2 horas antes de ir a cama, e dependendo do esforço até um tempo maior, pois praticar atividades muito intensas vai aumentar muito o metabolismo e pode causar insonia, por causa da liberação da endorfina.

Outro problema do treino noturno, é que a recuperação do corpo, fica muito prejudicada, então, quem tem treinos noturnos. Esse horário também não é o mais indicado para quem quer perder peso ou quem possui diabetes, devido aos níveis de insulina e a facilidade do corpo em armazenar gorduras durante o repouso do sono.

HORÁRIOS VARIADOS

A variação constante de horário não prejudica o rendimento no treino, e pode ser uma vantagem para quem está se preparando para competições, ou para atletas profissionais. A variação constante ajuda o corpo a não criar uma rotina, e aliadas a uma dieta saudável e balanceada, vai melhorar o rendimento geral.

Comentários